Investir em uma franquia de picolé, ou mais amplamente no ramo de sorvetes, é uma boa alternativa levando os dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) em consideração. Eles mostram que as empresas do setor têm um faturamento de R$ 14 bilhões por ano.
Além disso, segundo a Abis, os brasileiros consumiram mais de 1 bilhão de litros de sorvetes somente em 2022. Em outras palavras, foram consumidos quase 5 litros por pessoa durante 12 meses.
Mas mesmo em meio a tantos números positivos, muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente vale a pena investir em uma franquia de picolé. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Descubra a seguir 6 motivos para fazer o investimento e se é, de fato, uma boa alternativa para você!
Naturalmente, existem várias razões para investir em uma franquia de picolé e você já deve conhecer algumas delas. Porém, nós separamos os principais motivos para quem ainda está em dúvida se deve ou não optar por esse modelo de negócio.
Confira os motivos a seguir e descubra se essa é a melhor alternativa para você!
Praticidade é a palavra-chave para quem decide investir em uma franquia de sorvetes. Isso porque não será preciso apostar na fabricação própria. Normalmente, a franquia já envia os produtos para serem comercializados e os franqueados só precisam armazená-los e começar a vender.
Também vale destacar que a padronização dos picolés vendidos garante mais credibilidade e autoridade ao negócio, até mesmo nos meses iniciais de operação. Sem contar que não será preciso demandar tempo e mão de obra para a produção. As energias serão gastas para prestar um bom atendimento e fazer muitas vendas.
Embora o foco sejam os picolés, muitas franquias diversificam o cardápio e oferecem vários outros produtos. Isso se torna um atrativo à parte e atrai um público mais amplo para o estabelecimento, aumentando, consequentemente, a lucratividade.
Um exemplo disso são as franquias da Mr. Mix que, além de comercializar picolés, têm um cardápio completo e recheado de sorvetes de massa, açaís e paletas recheadas. Em todos os casos, os clientes podem comprar no atacado, no varejo e no self-service.
Ou seja, apesar do nome, uma franquia de picolé não precisa se limitar a um único produto.
Começar uma loja própria do zero costuma ser um passo bem desafiador, principalmente para jovens empreendedores que ainda não têm muita experiência. E se for um segmento novo, os desafios podem ser ainda maiores.
Geralmente, tudo se torna bem mais fácil ao escolher uma franquia de picolé com anos de mercado, estrutura padronizada e know-how envolvido. Certamente, ao entrar no negócio, o novo franqueado ainda terá dúvidas na fase inicial, mas também poderá contar com um sistema que já funciona muito bem.
É como ser parceiro de algo que já passou por testes, teve os erros corrigidos, tem avaliações constantes e está na melhor versão para ser utilizado.
Voltamos ao assunto “começar do zero”, e não porque é algo ruim, mas porque é bem mais desafiador e passível de erros. É em momentos como esse que é possível reconhecer que a franquia de picolé costuma ser bastante vantajosa em relação a outros negócios.
Mas é importante escolher uma marca que tenha uma imagem positiva e que seja reconhecida no mercado em que atua. Para não errar na escolha, você pode analisar as franqueadoras que recebem o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a quantidade de estrelas dadas pelo Guia de Franquias Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), indicadores de referência nestes termos.
Esses não devem ser os únicos critérios, mas podem te guiar na decisão final.
Vender picolés pode parecer algo fácil, mas se você não souber guiar bem o negócio, ele pode desandar facilmente. E é por isso que muitas pessoas escolhem o sistema de franquias para dar o primeiro passo no mundo do empreendedorismo.
Ter profissionais para prestar consultoria e oferecer suporte contínuo é indispensável para o sucesso de qualquer franquia de picolé. Em um ramo com concorrência, “só vender” não basta. É preciso fazer o trabalho com excelência e contar com quem entende do assunto.
Por fim, optando por uma franquia de picolé o seu público será diverso, até porque, quem não gosta de picolé? Dos mais novos aos mais velhos, a maioria das pessoas amam o sorvete e, por isso, não é preciso restringir o público da sua sorveteria.
Diferentemente de algumas franquias que são direcionadas para um público bem específico, a de picolé é realmente diversa.
E quando junta esse fato à variedade de sabores e de produtos no cardápio, as chances de dar certo se multiplicam.
Se os motivos te convenceram e você pretende investir em uma franquia de picolé, o primeiro passo é buscar marcas de sucesso e que estão alinhadas com o seu propósito. Existem algumas alternativas no mercado, então, vale a pena analisar cautelosamente qual é a ideal para você.
E se ainda tiver em dúvidas, nós temos uma página de franquias com os principais detalhes para se tornar um franqueado do ramo de sorvetes. Além de comercializar picolés, você pode explorar outras alternativas para deixar o seu cardápio ainda mais diverso. Vale a pena conferir!