Não há como negar que os lucros são uma parte importante de qualquer negócio, inclusive no ramo de sorvetes. Por isso, é muito comum que, antes de fazer um investimento, as pessoas se questionem qual é a margem de lucro de uma sorveteria.
Certamente, a margem de lucro ideal não é a mesma para todas as empresas de sorvetes, pois elas seguem modelos diferentes. Mas, mesmo assim, é possível chegar a um valor médio aproximado para boa parte delas.
Continue conosco e descubra qual é a margem de lucro ideal para ter uma sorveteria de sucesso!
Primeiramente, antes de chegar aos números, é essencial entender que a margem de lucro é a métrica que expressa o percentual do lucro obtido a partir da venda de um produto. No entanto, vale lembrar que lucro é diferente de faturamento.
Enquanto o faturamento é o valor total recebido com as vendas, o lucro é a sobra após a dedução de todas as despesas envolvidas no negócio.
Por exemplo:
Suponha que, com a venda de sorvetes, a empresa X faturou R$ 20 mil em um mês, mas precisou pagar R$ 15 mil em despesas. Nessa caso, o faturamento foi de R$ 20 mil, mas o lucro foi de R$ 5 mil, já que:
20 mil (receita total) – 15 mil (despesas totais) = 5 mil (lucro)
Sabendo qual é o lucro, calcular a margem fica ainda mais simples. Basta dividir o lucro pela receita e multiplicar por 100.
Seguindo o mesmo exemplo acima, a margem de lucro da empresa X foi de 25%, pois:
5 mil (lucro)/20 mil (receita total) * 100 = 25
E se a sua intenção é ser um franqueado no ramo de sorvetes, os cálculos não são muito diferentes. Dá para calcular a franquia facilmente, utilizando essa ferramenta. Mas, antes, vale a pena ler o artigo “Qual a margem de lucro ideal de uma franquia?” no Blog Mr Mix.
Como você deve imaginar, não existe uma margem de lucro padrão para uma sorveteria. Afinal, vários aspectos são determinantes para o lucro final, como os custos da produção, o tamanho do negócio, os preços cobrados, a localização, a concorrência e a quantidade de vendas.
Porém, as margens de lucros das sorveterias são de, em média, 15% a 40%, dependendo do modelo de negócio.
Nos dois modelos de franquias de sorvetes da Mr Mix, por exemplo, o lucro líquido chega a 24%.
Mas vale lembrar que, além do suporte da franqueadora, os franqueados também têm acesso a produtos de qualidade, preços tabelados, despesas mais assertivas e um público bem consolidado.
“Tenho retornos muito positivos desde que abri minha primeira loja e, por isso, decidi investir nas demais unidades. Sei que todo o sucesso obtido vem do esforço e dedicação de ambas as partes. A franquia é uma ótima escolha para quem deseja empreender em um negócio próprio promissor”, conta Renato Poliiti, franqueado da Mr Mix desde 2009.
Descobrir qual é a margem de lucro vigente de uma sorveteria é o primeiro passo para aumentar seus lucros. Portanto, se você notou que precisa aumentar os rendimentos da sua loja ou quer ter uma empresa com bons números, precisa colocar a mão na massa.
Mas tenha em mente que o ideal é trabalhar dentro da sua realidade, sem comparações com outros modelos de negócio. Até porque, como dissemos, vários fatores são cruciais para que a lucratividade aumente.
A seguir, nós separamos 4 dicas para aumentar a margem de lucro de uma sorveteria e não passar aperto no fim do mês.
Colocar preço nos produtos pode ser um desafio para pessoas que não têm experiência no ramo. É um elemento que precisa de atenção redobrada, pois tem uma grande influência na margem de lucro.
Sendo assim, caso tenha dúvidas sobre o valor que está sendo cobrado, pesquise, analise a concorrência e calcule na ponta do lápis. O importante é não cobrar um valor muito abaixo, para não sair no prejuízo, e nem muito acima do praticado pelo mercado, para não espantar clientes.
Lembre-se que nem todas as despesas são necessárias, principalmente se elas estão interferindo no lucro final do seu negócio. Por isso, nesse caso, é essencial fazer o controle de gastos e avaliar quais são essenciais, quais são desejáveis e quais são dispensáveis.
E o mais importante: certifique-se de que a empresa está conseguindo cobrir os gastos indispensáveis para o funcionamento da sorveteria.
Busque fornecedores que estejam alinhados com os seus valores e pretensões. Assim, além de ter acesso a produtos de qualidade, você pagará preços justos e, quem sabe, consegue bons descontos nos seus pedidos.
A dica é pesquisar bem antes de negociar com a empresa que fornecerá os ingredientes ou produtos.
Por fim, a melhor forma de mostrar que o seu preço é justo é oferecendo produtos que valem a pena ser comprados. Afinal, ninguém quer pagar mais caro por “mais do mesmo”, concorda?
Preço e valor são coisas diferentes. O valor, é tudo aquilo que está atribuído ao seu produto, e pode agregar à experiência do consumidor, tornando-o valioso.
Para tanto, uma dica é estar sempre atento às tendências do mercado de sorvetes e às novidades do setor, para se destacar entre as demais empresas e oferecer uma melhor experiência de consumo.
Gostou das dicas? Confira outros contéudos que vão contribuir para o crescimento do seu negócio no Blog da Mr. Mix!