O sucesso de uma rede de franquias depende de todo o time envolvido, mas há um personagem crucial para que o negócio garanta bons resultados: o franqueador.
Assim como os jogadores de um time precisam de um treinador para garantir que as estratégias e jogadas em equipe funcionem, os franqueados precisam do franqueador para direcionar os padrões operacionais e de qualidade de toda a rede.
Descubra a seguir o que é um franqueador e por que ele é tão importante para o crescimento e o sucesso das redes de franquia!
O franqueador é uma pessoa – normalmente jurídica – que detém os direitos de uma marca ou de modelo de negócio. Com isso, ele concede o uso para terceiros e, em troca, é remunerada por meio de taxas pré-determinadas.
Em outras palavras, o franqueador é o grande responsável por criar e estruturar o modelo que será replicado em todas as unidades franqueadas.
Enquanto o franqueador desenvolve e detém os direitos de uso de uma marca, o franqueado compra esses direitos e administra uma ou mais unidades da franquia, seguindo as diretrizes e os padrões estabelecidos previamente.
Para exemplificar de forma clara: a Mr Mix é uma franqueadora e os empresários que dirigem as unidades da rede são os franqueados. Portanto, ambos são peças-chave para o sucesso da marca e trabalham em conjunto para que isso aconteça.
Descubra outras diferenças entre os termos no artigo “O que é ser um franqueado?“.
Engana-se quem pensa que o franqueador tem “apenas” o papel de desenvolver o modelo de negócio para operar as unidades da franquias. Na verdade, ele exerce funções bem importantes para que a rede se expanda e se mantenha em destaque.
Dentre as principais responsabilidades de um franqueador, podemos destacar quatro, que são indipensáveis em qualquer rede. São elas:
Depois que os padrões e processos são criados, testados e validados pelo franqueador, eles precisam passar por atualizações constantes, afinal, o mercado muda e os modelos de negócio precisam se adaptar às mudanças que os convêm.
Sendo assim, sempre que necessário, os franqueadores trabalham em novas soluções, testam e replicam nas outras unidades. O principal objetivo é manter a rede de franquias moderna e competitiva.
Uma das vantagens de investir em uma franquia é receber treinamento e suporte contínuos. Portanto, é responsabilidade do franqueador capacitar e auxiliar os franqueados em todas as etapas do negócio.
Normalmente, os treinamentos estão presentes na fase inicial – antes que a operação comece em uma nova unidade – e sempre que houver alguma atualização, seja em relação aos padrões, às campanhas, à gestão do negócio ou às novidades da marca.
Já o suporte precisa ser disponibilizado de maneira contínua, para auxiliar sempre que um franqueado necessitar de algum tipo de assistência, tiver dúvidas ou quando surgirem problemas operacionais.
Embora os franqueados possam sugerir estratégias de marketing e de divulgação, é o franqueador quem tem o dever de criar campanhas que deem destaque à marca e atraiam novos clientes para comprar os produtos e/ou serviços.
Um exemplo disso é a ação que a Mr Mix realizou recentemente, beneficiando todos os franqueados da rede.
Para divulgar o novo tamanho do copo GG, a marca distribuiu milk shakes de graça para os clientes com 1,80m ou mais. Os resultados foram excelentes: uma divulgação criativa, clientes satisfeitos, grande impacto nas redes sociais e a repercussão da campanha em mais de 180 portais de notícias.
Enfim, uma das tarefas extremamente importantes do franqueador é o monitoramento do desempenho de cada uma das unidades e da rede como um todo. Afinal, o que acontece em uma loja da franquia acaba refletindo em toda as outras.
O franqueador não só acompanha como também dá feedbacks e sugere intervenções sempre que necessário. No fim, o intuito é, sobretudo, garantir que todas as unidades operem dentro do padrão, de maneira eficiente.
O mercado de franquias é bem amplo, com números positivos e está em constante crescimento. Portanto, é normal que existam diversos franqueadores para você decidir em qual investir. Mas, nesse caso, como escolher?
É muito comum ter dúvidas sobre a rede de franquias que merece o seu investimento, mas essa decisão precisa ser tomada exclusivamente por você, já que o seu empenho e conhecimento serão decisivos para o sucesso do empreendimento.
No entanto, nós separamos algumas dicas que podem guiar a sua escolha:
– Escolha um segmento que você tenha algum tipo de afinidade;
– Pesquise sobre a reputação do franqueador no mercado de franchising;
– Analise se todas as informações são apresentadas de forma transparente;
– Fique por dentro de todos os custos envolvidos no investimento;
– Busque histórias de sucesso ligadas à rede de franquias;
– Converse com franqueados da marca.
Além disso, você também pode considerar o reconhecimento do franqueador. Uma forma bem eficiente de fazer isso é através do Selo ABF. Somente franquias que se destacam no sistema de franchising recebem a chancela, que é dada após uma avaliação feita pelos próprios franqueados.
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