Franquia no Brasil: saiba como se destacar no mercado de franchising

Franquia no Brasil: saiba como se destacar no mercado de franchising

Investir em uma franquia no Brasil é uma excelente oportunidade de ter um negócio de sucesso e se destacar no ramo empresarial. Porém, mais do que dedicação, é preciso apostar nas estratégias adequadas para ganhar evidência no mercado.

A Mr Mix atua há quase 20 anos no setor de franchising e têm experiência de sobra. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para quem pretende se tornar um franqueado de uma marca de sucesso. Confira quais são elas a seguir!

7 passos para se destacar no mercado de franquias

Nem sempre ter uma empresa é sinônimo de sucesso. No entanto, se você seguir os passos corretos, dá para se destacar no mercado, principalmente tendo uma franquia no Brasil. Quer descobrir como? Então, siga os 7 passos para se tornar um empreendedor bem-sucedido no ramo de franchising.

1. Considere seus interesses e habilidades

Normalmente, as franquias são negócios que já estão bem estruturados, foram testados e são reconhecidos no mercado. Porém, isso não garante que, automaticamente, todos os franqueados terão sucesso. Até porque, para que uma empresa obtenha êxito, é necessário muita dedicação, persistência e comprometimento.

Contudo, só é possível se entregar totalmente a um projeto se ele estiver alinhado com os interesses e habilidades do empreendedor. Quando há afinidade com o segmento, é bem mais provável que o negócio seja inovador, lucrativo e siga crescendo com o passar do tempo.

2. Entenda bem o seu público-alvo

Outro passo importante para se destacar com uma franquia no Brasil ou em qualquer lugar do mundo é entender as expectativas e as necessidades do público que pretende alcançar. Somente assim será possível garantir uma experiência satisfatória e personalizada.

Sendo assim, para ter sucesso no ramo de franquias, é indispensável estudar e entender as pessoas que a empresa quer atingir. Com isso, ficará bem mais fácil elevar a experiência do cliente, melhorar a reputação e garantir diferenciais em relação à concorrência.

3. Dedique-se à gestão financeira

Lucratividade nem sempre é sinônimo de sucesso, mas manter a saúde financeira em dia é o que sustenta o negócio a longo prazo. Portanto, não negligencie a importância de gerenciar as finanças da sua franquia. Para fazer uma gestão eficiente é indispensável:

– Ter um bom planejamento financeiro;

– Fazer um controle rigoroso do fluxo de caixa;

– Acompanhar os indicadores de desempenho com frequência;

– Estimular a equipe a atingir os objetivos;

– Estabelecer metas estratégicas e que contribuam com o progresso do negócio.

4. Estimule feedbacks e avaliações positivas

Provavelmente você já pesquisou opiniões ou recomendações de clientes para saber se determinado produto ou um serviço era realmente bom, não é? E é exatamente isso o que a maioria dos consumidores fazem antes de comprar algo.

Dados do Google divulgados pela revista digital Pequenas Empresas & Grandes Negócios afirmam que 9 em cada 10 brasileiros pesquisam online antes de fazer uma compra. Ou seja, além de ajudar a melhorar a sua franquia, os feedbacks e avaliações também contribuem para atrair novos clientes para o estabelecimento, com base em provas sociais.

5. Tenha uma equipe engajada

Por mais experiente que seja, nenhum empreendedor sozinho consegue fazer com que a sua empresa se destaque no mercado. Isso porque o sucesso do negócio depende de todos os envolvidos, sobretudo dos colaboradores.

Portanto, considere o seu time como aliado e deixe claro o quanto cada membro é importante e contribui para o desempenho da empresa. E lembre-se: cobrar e pedir não é engajar. É essencial valorizá-los no dia a dia para que o retorno seja recíproco.

6. Esteja atento ao mercado ao seu redor

Dedicar-se 100% ao seu negócio é importante, mas é necessário ter em mente que o mercado não para e que existem várias outras franquias no Brasil. Em outras palavras, foque internamente, mas não esqueça “o mundo” do lado de fora.

Nos negócios, é fundamental ter uma visão ampla para acompanhar as tendências, identificar as oportunidades e não ficar para trás. Esse foi um dos motivos para que a franqueada da Mr Mix, Andrea Fonseca, se tornasse uma multifranqueada com 6 unidades em menos de 10 anos.

A quarta unidade foi aberta durante o período da pandemia da Covid-19 porque, ao invés de pisar no freio, ela inovou e investiu nas redes sociais e na implementação do serviço de delivery.

7. Trabalhe em conjunto com o franqueador

Por fim, tenha em mente que o franqueador é uma peça-chave para o sucesso da rede, mas ele não é a única. Na verdade, todos os franqueados contribuem para que a franquia se destaque.

Viviane Lima tem uma franquia da Mr Mix em Vinhedo (SP) desde 2014 e ressalta que ambos devem trabalhar em sintonia para que o negócio prospere.

“O retorno que recebo dos clientes é resultado de toda a minha dedicação, pois entendo que é uma parceria entre franqueadora e franqueado. Empreender hoje é um desafio, mas quando se tem uma franqueadora que oferece todo suporte necessário para atingir seus objetivos é muito gratificante”, afirmou a empresária.

Vale a pena investir em uma franquia no Brasil?

Sim, desde que o empreendedor escolha a marca com cautela, investir em uma franquia no Brasil tende a dar um retorno extremamente positivo. Inclusive, há segmentos que se destacam no setor de franchising e estão entre as melhores alternativas.

Dois exemplos de destaque são as franquias de sorvetes e milk shakes, que têm uma excelente margem de lucro, um público-alvo bastante diverso, demanda em qualquer lugar do país e produtos que vendem o ano inteiro.

Quer descobrir se a franquia é o negócio ideal para você? Confira os modelos disponíveis na Mr Mix e descubra como fazer parte da única marca que recebeu o Selo de Excelência em Franchising 13 vezes consecutivas!