Independentemente do setor de atuação, todos os empreendedores querem a mesma coisa: obter sucesso nos negócios. E no ramo de franchising não é diferente! Quem investe está sempre em busca das franquias mais rentáveis e que, realmente, garantam um bom retorno financeiro.
Por isso, algumas das principais dúvidas dos empresários são: como escolher a melhor marca? Como saber se ela é realmente boa? Há opções baratas e lucrativas? Como identificar as franquias mais rentáveis?
Sabemos que essas são perguntas muito comuns e, por isso, elaboramos um conteúdo completo para responder todas elas. Quer entender tudo sobre o assunto? Continue conosco e descubra alguns pontos para analisar antes de fazer o investimento!
Uma franquia pode ser considerada rentável quando os lucros e os benefícios que ela oferece são positivos em comparação com o investimento inicial que foi feito. Além disso, precisa gerar lucros financeiros consistentes, crescentes e a longo prazo.
É comum que ao ouvir a palavra “rentabilidade” as pessoas pensem apenas no valor monetário, mas no mundo dos negócios ela vai muito além disso.
As franquias mais rentáveis e que valem a pena investir também têm:
– Um nome de peso e produtos fáceis de vender;
– Margens de lucros estáveis;
– Eficiência nas operações;
– Crescimento sustentável;
– Clientes satisfeitos;
– Reconhecimento no mercado;
– Experiência e anos de know-how.
Ou seja, para fazer uma boa escolha não basta apenas analisar o valor do investimento, dos lucros e o tempo de retorno. É preciso ir além e fazer uma investigação mais minuciosa.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos os segmentos registraram crescimento em 2022 em relação ao ano anterior. No total, o faturamento das redes de franquia foi de mais de R$ 200 bilhões.
Quando comparamos o faturamento de cada segmento no 1º trimestre de 2022 e 2023, as taxas de crescimento são:
– Hotelaria e turismo: 37,5%;
– Saúde, beleza e bem-estar: 27%;
– Alimentação (food service): 21,2%;
– Limpeza e conservação: 19,2%;
– Alimentação (comercialização e distribuição): 18,6%;
– Educação: 17,8%;
– Moda: 15%;
– Entretenimento e lazer: 14,5%;
– Comunicação, informática e eletrônicos: 12,1%;
– Serviços automotivos: 11,4%;
– Casa e construção: 9,9%;
– Serviços e outros negócios: 1,4%.
Portanto, se a sua intenção é focar na lucratividade, o ideal é analisar os números e se atentar aos segmentos que mais lucram no decorrer do ano.
Por melhor que seja uma empresa, nenhuma delas é 100% perfeita. Portanto, o ideal é que você analise tanto as vantagens quanto as desvantagens da marca antes de tomar a decisão final.
Por exemplo: pode ser que uma franqueadora tenha uma margem de lucro alta e um retorno financeiro rápido, mas tem pouquíssimo tempo no mercado e pouco know-how, sendo mais suscetível a crises repentinas. Nesse caso, você precisa analisar os dois lados para definir se vale a pena se deixar levar pelas vantagens ou recuar pelas desvantagens.
O mais importante é não tomar decisões pensando apenas no valor financeiro porque, no fim, vários outros fatores importam.
Se uma empresa conseguiu se manter no mercado por muito tempo é porque, certamente, ela tem coisas boas a oferecer, concorda? Principalmente no que diz respeito à rentabilidade.
Claro que você não deve se basear apenas no tempo de atuação, mas esse é sempre um bom parâmetro. As franquias mais rentáveis e com muitos anos de experiência normalmente conseguem oferecer mais suporte, estrutura, conhecimento na área e produtos já conhecidos pelos clientes.
O franqueado Renato Poliiti pensou nisso quando foi abrir a sua primeira franquia em 2009 e, hoje, já tem 4 lojas altamente lucrativas.
“Tenho retornos muito positivos desde que abri minha primeira loja, e por isso decidi investir nas demais unidades. Sei que todo o sucesso obtido vem do esforço e dedicação de ambas as partes [franqueado e franqueadora]. A franquia é uma ótima escolha para quem deseja empreender em um negócio próprio promissor e prazeroso”, afirmou Renato, franqueado Mr. Mix há 14 anos.
Por último, também é importante analisar as margens de lucros que a empresa apresenta. Afinal, a sua intenção é apostar nas franquias mais rentáveis.
Normalmente, para se chegar ao valor dos lucros, basta subtrair o valor das despesas do valor da receita. Porém, por serem informações muito específicas, você pode entrar em contato com a empresa e conversar sobre esses dados com ela.
Na loja de milk shake da Mr. Mix, por exemplo, o lucro líquido médio é de 22% do faturamento. Mas cada modelo de negócio pode apresentar um valor específico.
Um ponto bem positivo é que, conforme os dados que apresentamos da ABF, as franquias no Brasil têm chegado a números crescentes.
No entanto, os segmentos que mais se destacaram nos últimos meses foram Hotelaria e turismo; Saúde, beleza e bem-estar e Alimentação. Então, certamente, vale a pena investir em um desses setores, desde que você tenha afinidade.
Algumas entidades, além da ABF, listam as franquias brasileiras que se destacam no decorrer dos anos e essa pode ser uma boa métrica para te ajudar a tomar uma boa decisão.
O Guia de Franquias PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios), por exemplo, lista anualmente todas as franquias com estrelas, sob o critério de 0 a 5, avaliando quesitos como: qualidade da rede, desempenho da rede e satisfação do franqueado.
Assim como em 2022, a Mr. Mix Milk Shakes recebeu 5 estrelas no ano de 2023 e se destacou juntamente com outras empresas. Portanto, uma boa dica é investir em negócios que se destacam no mercado como um todo.
Quer conversar com quem entende do assunto e que pode te ajudar a tomar uma boa decisão? Envie sua dúvida para o e-mail expansao@mrmix.com.br e ou para o WhatsApp e receba informações atualizadas sobre as franquias mais rentáveis para investir.