Encontrar o ponto comercial ideal para uma franquia de sorvetes pode ser uma tarefa desafiadora, já que ele será determinante para o seu sucesso. O local “perfeito” precisa ser escolhido com cautela e, claro, com base no seu modelo de negócio.
É comum que as pessoas pensem que um lugar espaçoso, bem localizado e acessível seja o suficiente para ser considerado um bom negócio. No entanto, a escolha precisa ser bem criteriosa para atingir o principal objetivo: atrair o público.
Vem descobrir o que um ponto comercial ideal para uma franquia de sorvetes precisa ter e como encontrar o local perfeito para o seu estabelecimento!
Primeiramente, é preciso estar ciente de que o ponto comercial é local físico de operação de uma empresa. Neste caso, uma franquia de sorvetes. É por meio dele que os clientes terão acesso aos produtos e serviços, por isso a sua importância.
Somente com essas informações já podemos adiantar que ele precisa ser atraente e bem localizado, mas não é só isso! Para achar o ponto comercial ideal para uma franquia de sorvetes é preciso considerar fatores determinantes para o sucesso do empreendimento.
Confira a seguir 4 características essenciais que um ponto comercial precisa ter para ser considerado perfeito!
Antes de qualquer coisa, é preciso ter mente que para ser considerada “boa”, a localização precisa estar de acordo com o seu negócio. E como estamos falando de uma franquia de sorvetes, precisa ser um ponto comercial visível, com alto fluxo de pessoas e acessível ao público.
Para esse tipo de empreendimento, as localizações ideais são em ruas do centro da cidade ou de bairros movimentados, shoppings, praças de alimentação, próximo a escolas, nos arredores da praia ou em centros comerciais.
Normalmente, as pessoas vão a sorveterias como um ponto de encontro ou para se refrescar, então, use essas informações para fazer uma boa escolha.
Mais do que estar bem localizado, o ponto comercial ideal precisa ter uma estrutura física que comporte tudo o que é necessário para a sua franquia de sorvetes funcionar: máquinas, freezers, área para atendimento, mesas para consumo, estoque, bom layout para organização, etc.
Sendo assim, essa etapa precisa ser definida com base no modelo de negócio da franquia de sorvetes. A estrutura necessária para uma franquia de self-service, por exemplo, é um pouco diferente da que é necessária para uma loja de fábrica.
Não tente dar um pulo maior que as pernas, pois isso pode prejudicar o seu negócio já na fase inicial. A escolha do ponto comercial deve, sobretudo, ser guiada pela sua realidade financeira. Certamente, existem estabelecimento maravilhosos e bem localizados, mas que, talvez, você ainda não possa arcar.
Portanto, a dica é: estabeleça uma média de custos operacionais que não prejudique a saúde financeira da empresa. Em outras palavras, não considere apenas o valor do aluguel, mas também as taxas envolvidas, as licenças, a frequência de manutenção, a reforma inicial e outros pontos que envolvem gastos.
Sabemos que é muito difícil encontrar uma localidade sem concorrência, e isso não é um problema. No entanto, é preciso ficar atento à saturação de sorveterias na região para que a sua franquia não se torne só mais uma.
Para escolher o ponto comercial ideal, você precisa analisar algumas regiões e verificar a presença de concorrentes do mesmo segmento. A recomendação é que você dê preferência às localidades que não tenham lojas de sorvete em excesso.
Se você está prestes a abrir uma franquia de sorvetes, mas está tendo dificuldades para encontrar o ponto comercial ideal, nós selecionamos algumas dicas que vão te auxiliar nesse processo. Mas lembre-se que, além de segui-las, é essencial que o local tenha as características que citamos acima.
Veja abaixo orientações práticas para encontrar o estabelecimento perfeito para a sua sorveteria!
Se você ainda não começou a estudar o seu público-alvo, esse deve ser o primeiro passo. O motivo é simples: todas as decisões, desde o primeiro momento, precisam ser tomadas pensando neles, afinal, eles são os potenciais frequentadores do seu estabelecimento.
Para facilitar, você pode montar o perfil de um “cliente perfeito” e, com base nele, definir a região mais adequada e que ele, provavelmente, frequentaria.
Embora o foco da busca seja o ponto comercial ideal, a região em que ele está localizado também é muito importante, e não apenas pelo público que a frequenta. Fatores como acessibilidade, visibilidade, segurança e o movimento da via impactarão diretamente no sucesso da sua franquia.
Portanto, antes de bater o martelo e fazer a escolha, avalie a localidade com cautela e visite quantas vezes for preciso para decidir se aquele, realmente, é o local perfeito para instalar o seu negócio.
Como dissemos, de nada adianta encontrar o estabelecimento perfeito se ele não estiver dentro do seu orçamento. Então, para não prejudicar a sustentabilidade da sua franquia de sorvetes, considere todos os custos envolvidos para manter o ponto comercial.
Uma boa ideia é calcular os potenciais lucros mensais de uma sorveteria para definir se os valores gastos com o local não ultrapassarão um percentual muito grande do faturamento, comprometendo, no fim, a margem de lucro.
Por fim, sempre que precisar, peça auxílio ao franqueador, pois é essencial que ele ofereça todo o suporte que os franqueados precisam em cada etapa, de maneira contínua. Ele tem know-how e conhecimento do mercado, portanto, pode contribuir com a sua escolha.
Na Mr Mix, todos os novos franqueados que entram na rede ficam 100% amparados, inclusive na escolha do ponto comercial ideal. Para cada unidade em implantação, usamos ferramentas altamente precisas e tecnológicas com recursos de geolocalização para ajudar na escolha do local.
Essa é apenas uma das etapas de suporte que a Mr Mix dá aos novos franqueados. Portanto, para ter apoio nesta fase tão importante, escolha uma franqueadora à altura.
E se mesmo depois de todas essas dicas você ainda precisar de ajuda com o seu negócio, pode contar com a Mr Mix! Considere se tornar um franqueado, pois aqui, nós temos as melhores ferramentas para te auxiliar.
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