Franquia de gelato: vale a pena investir?

Franquia de gelato: vale a pena investir?

Para quem pensa em empreender no ramo de sobremesas, investir em uma franquia de gelato é uma das boas alternativas. Afinal, a sobremesa faz sucesso não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Porém, ela não é a única opção para empreendedores que querem entrar nesse ramo. Como alternativa, as franquias de sorvetes, milk shakes e outras sobremesas também se destacam e podem oferecer alguns diferenciais, como cardápio diversificado, mesma base para diferentes produtos e preços mais atrativos.

Quer descobrir se, realmente, vale a pena investir em uma franquia de gelato? Continue com a gente!

O que é gelato?

Gelato é uma sobremesa italiana bastante popular que, traduzindo para o português, significa “sorvete”, porém, não é exatamente igual à versão que consumimos no Brasil.

Para começar, a textura é mais cremosa e o sabor é mais intenso. Além disso, no gelato o percentual de gordura é menor, ficando em torno de apenas 8%. Outras características marcantes da sobremesa é a quantidade de ar da composição (aproximadamente 25%) e a temperatura do armazenamento (que não precisa ser congelante, apenas baixa).

Normalmente, os gelatos são produzidos de forma artesanal, não têm corantes e/ou conservantes e levam ingredientes frescos na composição, deixando os sabores bem mais acentuados.

Qual a diferença entre sorvete e gelato?

Embora ambas sejam sobremesas geladas incríveis e deliciosas, não se tratam da mesma coisa. Isso porque elas possuem características específicas que, podem até ser semelhantes, mas são cruciais para diferenciá-las. Dentre elas estão:

– Ingredientes: Enquanto os gelatos levam ingredientes naturais e frescos e quase nenhum açúcar, o sorvete costuma ser um pouco mais doce e com alguns outros aditivos na composição;

– Produção: A produção dos sorvetes tende a ser mais prática e feita em grande quantidade. Em contrapartida, os gelatos são produzidos em lotes menores e um cuidado artesanal maior;

– Textura: Enquanto os gelatos têm uma textura densa e cremosa, os sorvetes são mais leves e aerados. O primeiro porque incorpora menos ar, e o segundo porque incorpora mais.

– Armazenamento: Como você deve imaginar, os sorvetes são mantidos em temperaturas bem baixas para permanecerem congelados até o momento de servir. O mesmo não acontece com os gelatos, que são mantidos em temperaturas mais amenas para manter a suavidade da textura.

Como funciona franquia de gelato?

Na maioria dos aspectos, a franquia de gelato é bem parecida com a de sorvete, exceto pelo sobremesa que é comercializada. No mais, todo o processo para adquirir e gerenciar a unidade é o mesmo.

Primeiro, é preciso escolher a marca e saber se as condições estão dentro do que você espera e pode oferecer. Em seguida, ocorre a assinatura do contrato e o pagamento das taxas necessárias. E, por fim, ocorre todo o processo necessário para a abertura da loja.

Além disso, vale lembrar que, assim como em outros modelos, as empresas costumam oferecer treinamento, materiais de divulgação e suporte contínuo.

Franquia de gelato ou sorvete: qual é a melhor?

De modo geral, ambas são excelentes alternativas, por isso, não dá para eleger uma melhor, sem antes levar alguns pontos em consideração. Na realidade, alguns diferenciais entre elas que merecem destaque.

Embora o sorvete seja o carro-chefe em uma sorveteria, existe a possibilidade de diversificar bem o cardápio, graças à facilidade de adaptação e ao processo de produção.

Os sorvetes da Mr Mix, por exemplo, são produzidos de forma artesanal, com ingredientes selecionados e frescos. Contudo, isso não impede que a marca tenha um cardápio completo, com dezenas de produtos, incluindo açaí, paletas e picolés igualmente incríveis.

Inclusive, no cardápio das franquias de milk shake da marca também há sorvetes, na versão expressa. A partir de uma receita exclusiva e 100% original que utiliza leite pó integral, os sorvetes e milk shakes saem das máquinas extremamente saborosos.

nas franquias de gelato, embora não seja uma regra, o foco é voltado totalmente à sobremesa, que precisa de um pouco mais de dedicação no processo produtivo.

Então, qual escolher?

Ambos os modelos contam com pontos positivos, por isso, se você ainda está com dúvidas de qual escolher, a dica é levar alguns fatores em consideração antes de decidir.

Tenha em mente que o gelato costuma ter uma qualidade premium e não precisa lidar com muita concorrência, mas demanda um investimento maior para iniciar a produção e comprar os equipamentos necessários.

Por outro lado, os sorvetes são super populares, combinam com diversas ocasiões e pede um investimento inicial mais baixo, já que são mais acessíveis que os gelatos.

Por fim, considere todas as informações e analise qual dos dois produtos tem mais a ver com você. E não estamos falando apenas de “gostar”, estamos nos referindo a habilidades, valor do investimento inicial e sustentabilidade a longo prazo.

E se você resolver entrar para o time que investe em franquias de sorvete, a Mr Mix pode te ajudar a obter sucesso nessa jornada! Escolha um de nossos modelos de negócios disponíveis e cadastre-se no nosso site para receber um material completo e fazer uma análise detalhada antes de bater o martelo.