Se a sua intenção é encontrar uma franquia de sucesso para cidades pequenas, chegou ao lugar certo! Neste artigo, nós elencamos os principais pontos para serem analisados antes de escolher o melhor negócio para abrir em uma cidade de interior.
Em linhas gerais, cidades pequenas são caracterizadas por possuírem até 100 mil habitantes. Normalmente, elas ficam no interior dos estados e não têm uma concorrência tão grande quanto nas capitais e metrópoles
E é justamente por isso que nesses municípios podem haver uma boa oportunidade de abrir uma franquia de sucesso. Afinal, dá para ter um negócio novo e exclusivo sem precisar gastar muito dinheiro.
Quer descobrir como apostar em uma boa franquia de sucesso para cidades pequenas? Confira todos os detalhes a seguir!
Escolher uma franquia de sucesso para cidades pequenas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Contudo, o ideal é que você analise bem todos os fatores antes de tomar uma decisão tão importante quanto um investimento.
Como dissemos, nas pequenas cidades a concorrência acaba sendo menor devido ao número de pessoas que vivem nela. Porém, o baixo número de compradores também pode ser um problema em algumas ocasiões.
Imagine, por exemplo, que você abriu uma loja de pesca, mas a quantidade de pessoas que pescam na cidade é baixíssima. Inclusive, não existem locais para a prática na cidade e nem nos arredores. Ou seja, nesse caso, não vale a pena investir no empreendimento.
Em outras palavras, antes de abrir qualquer franquia em uma cidade, é indispensável fazer um estudo de mercado, analisar as demandas, pesquisar as tendências e descobrir as necessidades locais com muita cautela.
A boa notícia é que algumas fraqueadoras dão todo o suporte necessário para o empreendedor em todos os trâmites de abertura. Assim, é possível analisar assertivamente antes de dar um passo tão grande.
Caso você ainda não tenha decidido em qual franquia investir, o ideal é seguir alguns passos importantes que vão te guiar durante o processo de escolha. São eles:
Como dissemos, entender a localidade é extremamente importante para que não seja feito um investimento ruim. Portanto, não pule esta etapa.
Em primeiro lugar, entenda as necessidades e o comportamento dos moradores da região, avalie os comércios que já existem, observe os hábitos de consumo, visite franquias dos arredores e, se for preciso, converse com um especialista que possa responder a todos os seus questionamentos.
Também é válido realizar algumas pesquisas sobre a cidade em si, busque dados numéricos, histórico e quaisquer informações úteis nos portais da prefeitura, ou mesmo no IBGE.
Para levar novidade à cidade não é preciso investir em algo que ninguém nunca viu. O ideal é apostar em algo que as pessoas querem, mas é pouco acessível. Ou seja, uma que elas não tenham acesso facilitado e precisam se deslocar para longe para apreciar.
Além disso, não tome decisões sem um estudo prévio. Às vezes, o que é novidade para você não é para os outros, e vice e versa. Portanto, de preferência, opte por algo que na sua cidade não tem, mas que as pessoas querem (ou precisam) que tenha.
Independentemente do setor que você escolher, é essencial lembrar que existe mais de uma empresa franqueadora para consultar. Inclusive, esse é um passo indispensável para encontrar uma franquia de sucesso para cidades pequenas.
Leia propostas, avalie os benefícios, atente-se às reclamações e, de forma nenhuma, escolha uma empresa sem credibilidade ou reconhecimento no mercado. Prefira quem pode oferecer os melhores benefícios para você e para os seus clientes.
Por fim, não tenha medo de arriscar, principalmente se você já passou por todas as etapas anteriores. Muitas vezes, as pessoas deixam de fazer as coisas por medo de dar errado, mas elas esquecem que pode acabar dando muito certo.
A Andrea Fonseca, por exemplo, é uma das franqueadas de sucesso da Mr Mix graças à sua coragem. Ela investiu na primeira franquia na cidade de Camaragibe (PE), em 2014, e hoje tem 6 franquias da rede na região Metropolitana de Recife.
Se não fosse a ousadia e a confiança dela, além de todo o suporte e apoio que ela recebeu da franqueadora, talvez não tivesse dado tão certo quanto estamos percebendo agora.
Embora o número de habitantes das cidades pequenas seja menor, isso não quer dizer que o fluxo de consumo também será reduzido. Na verdade, a quantidade de clientes, nem sempre irá impactar nos seus negócios.
Imagine que você abriu uma franquia de sorvetes, na praça mais movimentada de uma cidade pequena e muito quente, e que clientes de todas as idades passam por lá a todo momento.
Em contrapartida, suponha que também tem uma franquia no bairro pouco movimento de uma capital fria, onde as pessoas sempre estão sem tempo para entrar na loja.
Pense: em qual delas você se sairia melhor? Certamente, na cidade pequena.
A verdade é que o tamanho da cidade nem sempre é um fator determinante para quem quer investir em uma franquia. Por isso, respondemos com toda certeza que sim, é possível ter uma franquia de sucesso para cidades pequenas.
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