As franquias para cidades pequenas, de até 100 mil habitantes, são cada vez mais comuns com a expansão do franchising. Por exemplo, em um levantamento da ABF do ano de 2014, 43,6% das redes de franquias no país estavam localizadas em cidades do interior. Na sequência, em 2015, esse número foi para 44,4% e em 2018 chegou em 48,2%.
Um estudo realizado pelo Sebrae em 2016 indicou que 38% do total do consumo no país ao ano vem de fora das capitais e regiões metropolitanas. Sendo assim, o valor chega a mais de R$ 827 bilhões. Sendo assim, de cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.
Já o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, afirma que existe um ambiente promissor para os negócios sendo que metade da população brasileira vive em cidades do interior do país. Ademais, ABF identificou que Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campinas (SP) registraram avanços acima da média nacional de redes de franquias.
Mas investir em uma franquia para cidades pequenas é uma forma de ter maior segurança nos resultados? Primeiramente, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 23% dos negócios que começam do zero fecham nos primeiros anos, diferentemente dos 5% dasunidadesfranqueadas.
-> Quero conhecer mais sobre a franquia Mr. Mix Milk-Shakes.
Antes de mais nada, é preciso que as franqueadoras façam pesquisas que identifiquem a viabilidade do mercado, o PIB per capita, pesquisas de geomarketing, potencial de consumo e potencial turístico da cidade em questão. Sejam cidades de 5 mil habitantes, 20 mil habitantes, 50 mil habitantes ou 100 mil habitantes.
É importante verificar também a presença de shopping center, grandes centros comerciais e grandes redes de lojas varejistas na região. Além disso, o estudo deve incluir cidades vizinhas, afinal muitas cidades de pequeno porte são bem próximas umas das outras, o que interfere diretamente no desempenho do modelo de negócio.
Antes de mais nada, também é preciso fazer uma pesquisa para verificar se o conceito da franquia escolhida tem aderência com acidade que você deseja investir. Afinal, mesmo que a marca seja famosa, a empresa só será bem-sucedida se o público local aceitar e, principalmente, necessitar dos produtos ou serviços oferecidos.
Contudo, para especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, os segmentos de serviços automotivos, redes de escolas e outros negócios relacionados à limpeza e conservação podem ser sucesso nas cidades menores.
Mesmo assim, vá além do valor do investimento inicial e pesquise as empresas que já são reconhecidas por serem franquias de sucesso para cidades pequenas. Só para ilustrar, como a Mr. Mix MilkShakes, que é uma franquia de milk-shakes que conta com 9 Selos de Excelência consecutivos da Associação Brasileira de Franchising (2011 a 2019).
A Mr. Mix MilkShakes disponibiliza dois canais diretos com o seu setor de expansão de franquias no site www.mrmixmilkshakes.com.br. Sendo que você escolha entre uma ficha de cadastro para ser preenchida diretamente na aba “Seja um Franqueado” e um botão de WhatsApp para solicitar a apresentação da empresa em todas as páginas acessadas.
-> Solicitar apresentação do modelo de franquias de milk-shakes da Mr. Mix.