O modelo de franquias ou franchising é um sistema de negócios que se caracteriza pela venda da licença de uma empresa já consolidada. Assim, o detentor da marca, chamado de franqueador, cede ao franqueado o direito de uso da sua marca com toda a infraestrutura, conhecimento e rede de distribuição.
O franqueado, além do investimento inicial para a aquisição da licença, local de instalação, equipamentos e contratação de colaboradores; paga taxa de royalties – parte do faturamento do seu trabalho na franquia, ao franqueador. O empreendedor também precisa levar em conta seus gastos pessoais enquanto a unidade começa a dar lucro.
“Como as franquias possuem marca e plano de negócio mais estabilizados e testados, ser dono de uma unidade é menos arriscado” diz o Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, na 28ª ABF Franchising Expo em 2019. Ainda assim, o empreendedor precisa analisar bem antes de decidir pela sua franquia.
Afinal, cada tipo de franquia tem as suas características: algumas funcionam no modelo de lojas físicas, outras, já atendem home office; tem aquelas em que é possível oferecer serviços ou então, a tradicional venda de produtos. Por isso, vale visitar algumas unidades da franquia que deseja, conversar com os franqueados e tirar todas as dúvidas. Conheça bem as redes de franquias que existem para escolher aquela compatível com a sua personalidade empreendedora, pois a dedicação ao seu futuro negócio será total. Se você tem grande conhecimento sobre a área gourmet, escolha entre as franquias de alimentação. Se sabe tudo sobre carros, uma boa opção são as franquias automotivas. Mas existem vários ramos de negócios em franquias como moda, tecnologia, pequenos trabalhos em casas, limpeza, beleza, educação, saúde e muito mais.
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1 – Verifique o profissionalismo e atendimento da empresa franqueadora.
2 – Avalie se o local onde você mora é favorável à venda dos produtos que você está interessado.
3 – Faça contas. E depois, faça mais contas. Saiba todos os custos da franquia que você está pretendendo abrir. Até mesmo o seu deslocamento até a unidade deve ser considerado quando ela não estiver na mesma cidade em que você mora.
4 – Reserve um valor para investir em marketing local.
5 – Certifique-se do prazo que a franqueadora menciona para reformar e fazer a manutenção nos equipamentos.
6 – Leia com total atenção sobre os custos para o dia a dia da operação que ficam no documento que os franqueados assinam quando compram sua franquia, a Circular de Oferta de Franquia – COF. 7 – É considerado um período de até 5 meses para o empreendedor entender o negócio como um todo. Nesse tempo você terá que fazer treinamentos, conhecer a sede da empresa, a diretoria, fazer teste de campo trabalhando em uma unidade, etc. Tudo para adquirir o conhecimento necessário para dar continuidade na sua própria franquia. Saiba mais também sobre gestão de franquias.
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