Não é à toa que a gestão de franquias é um verdadeiro pilar da economia no Brasil e no mundo todo. Afinal, algumas das principais marcas mundiais trabalham no sistema de franquias, e foram algumas delas que iniciaram esse modelo de negócios no país. Contudo, na última década, muitas empresas nacionais se tornaram grandes franqueadoras também.
Esse é o tipo de empreendimento que mais atrai pessoas que desejam se tornar as suas próprias chefes, mas aí que entram alguns detalhes da gestão de franquias que podem desiludir alguns franqueados. Apesar da total liberdade quanto a horários e lucros, o contrato de franquias exige um padrão de qualidade que deve ser reportado a um superior.
Assim, o franqueado está sempre ligado à marca e sem o poder de fazer ajustes ou alterações que julgar necessárias em produtos, serviços ou processos. Inclusive, estará sujeito a multas se não seguir todas as orientações estabelecidas pela franqueadora.
Quer entender mais sobre o assunto? Saiba como funciona o sistema de gestão de franquias neste artigo!
Graças à tecnologia da informação, do fortalecimento da necessidade da comunicação interna e da internet, tornou-se possível a integração das tarefas para o desmembramento de um negócio em várias unidades, ligadas a uma matriz. Assim, pode acontecer a rápida expansão para lugares distantes com um custo menor e a consolidação da marca no mercado em que atua.
O modelo de negócio denominado de franquias ocorre quando a empresa franqueadora, dona de uma marca ou produto, abre seu empreendimento para participação de terceiros, os chamados franqueados. O acordo é firmado a partir de um investimento em dinheiro e de um contrato que estabelece uma relação de parceria baseada em direitos e obrigações para ambos.
Este conceito empresarial abrange inúmeros e rompe com antigos paradigmas organizacionais, levando as empresas envolvidas a valorizarem o dinamismo, a flexibilidade, a liderança e a visão holística.
A gestão de franquias torna-se ainda mais desafiadora uma vez que precisa contentar várias pessoas com características, necessidades e perspectivas diferentes.
No modelo de negócios de franquias, a ligação entre o franqueador e os franqueados é intensa e contínua, sendo o objetivo primordial das duas partes a continuidade e crescimento da rede. Sendo assim, o sucesso do empreendimento é proporcional à interação entre os membros, o empenho e a dedicação de cada um.
Dessa forma, transparência, profissionalismo, comprometimento, confiança e cooperação são fundamentais para que exista harmonia na rede. Uma maneira de selar isso é com a escolha de franqueados que tenham o perfil adequado e estejam sintonizados com a cultura da empresa.
Além disso, desenvolver uma rede de informação ampla, sólida e confiável, para facilitar a rápida comunicação entre o franqueador e os franqueados, torna-se um diferencial.
Como você deve imaginar, gerenciar uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. E, naturalmente, gerir uma rede de franquias é menos ainda. Além de cuidar da marca como um todo, é preciso ficar atento aos franqueados, à padronização e, com certeza, à qualidade dos produtos/serviços que estão sendo oferecidos.
Portanto, não adianta pensar na expansão de uma marca quando ainda não há uma gestão eficiente e que, realmente, esteja apta para alcançar o sucesso. Isso porque uma rede de franquias replica o negócio em várias localidades e precisa de um mínimo de autogestão.
Por isso, uma comunicação efetiva, treinamentos, padronização, uma ferramenta de gestão eficiente e estratégias bem articuladas são essenciais para fazer o gerenciamento de franquias e da rede de forma positiva e estratégica.
As franquias de alimentação normalmente possuem um grande número de unidades espalhadas por praças de alimentação de shoppings e outros locais com grande circulação de pessoas.
No entanto, o mais importante é que aquelas que são facilmente administráveis são um verdadeiro sucesso. A franqueadora fornece todo o apoio ao franqueado com cardápio, receitas e padrões, além de dar o suporte de marketing e gestão.
Dessa maneira, o empresário dedica-se somente às compras, pagamentos e ao bom funcionamento da unidade, favorecendo os ganhos de eficiência e produtividade. Inclusive, vale a pena conhecer os detalhes para abrir a sua franquia de milkshake da Mr. Mix Milk Shakes.
Existem dois canais diretos para o setor de expansão de franquias no site da Mr Mix. Para a buscar informações, preencha a ficha de cadastro na aba “Quero ser um Franqueado” ou acione o botão de WhatsApp para solicitar a apresentação da empresa.
Quem almeja ter um negócio sólido, consistente e duradouro precisa, o mais rápido possível, aprender a fazer uma gestão de franquias eficiente para obter sucesso. Mas como? Será que é possível consolidar uma marca que já está no mercado há algum tempo?
A resposta é sim! E nós separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no sucesso do seu gerenciamento. Confira a seguir!
Pensar de forma estratégica é importante para qualquer empresa, porém, quando se trata de uma rede, o pensamento estratégico precisa ir bem mais além. Lembre-se: em uma rede de franquias, os desafios são internos e externos.
Por isso, mais do que pensar, é necessário montar um planejamento estratégico, com diagnóstico, definição de metas, análises, execução e monitoramento. E o franqueador precisará participar ativamente de todas as etapas para que, em sequência, todos os franqueados também sigam o plano.
Neste momento, para montar um planejamento que seja estratégico e eficaz, dá para responder algumas perguntas que servirão como “guia”:
– Onde eu estou?
– Para onde eu quero ir?
– O que eu preciso fazer para chegar lá?
– Com quais obstáculos eu posso me deparar?
– Como evitá-los?
– O que eu preciso fazer (a curto, médio e longo prazo) para atingir tal objetivo?
Com essas e outras respostas, ficará bem mais fácil montar um planejamento que, de fato, gere resultados.
Assim como todas as decisões em uma rede de franquias são tomadas pela franqueadora, as estratégias de marketing também precisam ser. Isso porque os objetivos, os pontos fortes e o público-alvo de todas as unidades da rede são os mesmos, então, nada melhor do que (também) padronizar a divulgação e a captação.
Algumas pessoas podem ver tal atitude como falta de liberdade para os franqueados. Porém, na verdade, é algo positivo para ambos os lados. Os discursos precisam ser unificados, os procedimentos precisam ser iguais, a qualidade precisa ser alta e as metas a serem alcançadas precisam ser as mesmas.
Nesse sentido, se a intenção é fazer uma boa gestão de franquias, é preciso elaborar um bom plano de marketing também, independente da quantidade de lojas que a rede possui.
Inovação é uma das palavras-chave para conseguir gerenciar a sua rede de franquias com sucesso. Até porque as pessoas, sejam clientes ou novos franqueados, querem mais do que “o mesmo” de sempre.
Portanto, treine a habilidade de criatividade e descubra quais ideias realmente seriam positivas para o seu negócio, para os seus franqueados e para os consumidores.
Para tomar decisões assertivas, você pode fazer uma análise da concorrência, observar as tendências do mercado e analisar o seu público-alvo.
Certamente, não é fácil criar algo totalmente do zero. Mas sabendo exatamente do que você precisa, dá para selecionar ideias boas e que vão fazer diferença na sua gestão.
Trabalhar com metas bem definidas, sejam elas grandes ou pequenas, é a melhor forma de conseguir alcançá-las. E, mais do que isso, é preciso que toda a rede esteja alinhada com o mesmo objetivo para que o plano, realmente, dê certo.
Por exemplo, se a intenção é informatizar todos os processos da empresa, é preciso que todos os franqueados estejam dispostos a colaborar. Se um deles estiver indo contra, novos gargalos aparecerão durante a gestão.
Portanto, estabeleça objetivos reais e viáveis e trabalhe para que todas as franquias que fazem parte da rede contribuam para alcançá-los. Transforme a meta de todas em uma só para garantir que elas sempre sigam o mesmo caminho.
Por fim, lembre-se que para fazer uma gestão de sucesso e garantir a satisfação dos franqueados é preciso oferecer meios para que eles alcancem tudo o que está sendo previsto. De nada adianta fazer dezenas de planos se a franqueadora não estiver disposta a contribuir com a realização.
Sendo assim, não abra mão do suporte, dos treinamentos e das capacitações que você pode oferecer a todos que fazem parte da empresa, principalmente aos franqueados. O sucesso deles também é o seu, e quanto mais você investir, maior é a chance de alcançar o sucesso em toda a rede.
O conhecimento é uma das chaves para chegar onde se almeja e, se você souber manejá-lo, todos poderão beber da mesma fonte.
Colocar as dicas acima em prática é um dos primeiros passos para fazer uma gestão de sucesso. Certamente, a teoria é bem mais simples que a realidade, mas isso não quer dizer que seja uma tarefa impossível.
Além disso, vale a pena ressaltar a importância de escolher uma fraqueadora com cautela, afinal, todas as decisões tomadas terá um impacto enorme – positivo ou negativo – e direto nas lojas franqueadas.
Portanto, se quiser conhecer, na prática, uma franquia de sorvetes bem estraturada, com anos de mercado e experiência no setor de franchising, acesse a página de franquias da Mr. Mix e saiba tudo o que você precisa para ter um negócio de sucesso!