Um dos primeiros passos para ser um bom franqueado é entender os termos mais comuns no ramo. Afinal, você precisa compreender as palavras que farão parte da sua área de atuação, principalmente se ainda não tem experiência. E, nesse caso, um glossário de franquias costuma ser uma ajuda e tanto!
Um glossário é uma espécie de dicionário composto por palavras importantes, mas pouco conhecidas. Isso porque a área conta com termos específicos que precisam ser entendidos por todos os envolvidos.
Eles costumam aparecer em contratos, reuniões ou no dia a dia dos franqueados e franqueadores. No entanto, nem sempre vêm com a explicação junto.
Por exemplo, você já ouviu falar em royalties? COF? Resale? Retrofit? Franquia verde? Se não conhece a maioria desses termos, fica tranquilo que nós vamos te explicar! Confira abaixo um glossário de franquias completo para você consultar sempre que precisar.
Neste glossário de franquias, nós separamos mais de 100 conceitos que você precisa conhecer antes de se aventurar no mundo das franquias. Veja a seguir!
São parcerias colaborativas entre o franqueador e outras empresas ou organizações para benefício mútuo, como co-marketing ou promoções conjuntas.
É uma análise periódica realizada pelo franqueador para garantir que o franqueado esteja operando em conformidade com os padrões e diretrizes estabelecidos.
Pode ser definido como o processo pelo qual o franqueador avalia e, além disso, certifica a conformidade do franqueado com os padrões de operação e qualidade estabelecidos.
É um processo de avaliação e reconhecimento oficial pelo franqueador, garantindo, assim, que a unidade de franquia mantenha padrões consistentes de qualidade e serviço.
Considerada uma avaliação formal e reconhecimento concedido ao franqueado pelo franqueador para práticas de negócios sustentáveis e, sobretudo, ecologicamente responsáveis.
É um documento legal que detalha informações essenciais sobre a franquia, incluindo as taxas, obrigações, histórico financeiro e outros dados relevantes. Certamente, ele deve ser fornecido pelo franqueador ao interessado antes da assinatura do contrato.
Conjunto de diretrizes éticas e comportamentais que os franqueados devem seguir para garantir a reputação e integridade da marca.
Refere-se à conformidade estrita com as diretrizes e padrões da marca estabelecidos pelo franqueador, garantindo, dessa forma, consistência em toda a rede.
É a ideia central que sustenta a oferta da franquia, como, por exemplo, o posicionamento de mercado, proposta de valor e diferenciais competitivos.
Um órgão consultivo formado por representantes dos franqueados, que se reúnem regularmente para discutir questões, assim como fazer recomendações e fornecer feedbacks ao franqueador.
Trata-se de um serviço oferecido pelo franqueador ou por terceiros especializados para fornecer orientação e, além disso, suporte consultivo aos franqueados em diversas áreas operacionais.
Um acordo que concede a um franqueado o direito exclusivo de operar várias unidades em uma área geográfica específica. Às vezes, acontece antes da implementação de um contrato de franquia individual.
Pode ser definido como um acordo que estabelece uma área geográfica exclusiva para um franqueado específico. Dessa forma, o protege da concorrência direta de outras unidades da mesma franquia na região.
É um acordo que estabelece a colaboração entre franqueadores e franqueados para objetivos específicos. Por exemplo: campanhas de marketing conjuntas ou projetos especiais.
É considerado um acordo, entre o franqueador e os fornecedores, que garante que apenas determinados fornecedores sejam utilizados pelos franqueados. Sendo assim, o intuito é manter a uniformidade nos produtos ou serviços oferecidos.
Acordo que garante exclusividade ao franqueado para operações on-line em uma determinada região. Dessa forma, o protege contra concorrência on-line de outras unidades da franquia.
Nome dado ao acordo legal entre o franqueador e o franqueado, estipulando os direitos, responsabilidades e termos da parceria. Além disso, ele também inclui a duração, as condições de rescisão e outras cláusulas específicas.
Em resumo, é um contrato que detalha as relações e responsabilidades entre a matriz corporativa e as operações diárias de uma unidade de franquia.
Um contrato específico para franquias móveis, estabelecendo os termos operacionais únicos associados a unidades que operam em locais variados.
Em suma, é um contrato específico para franquias que operam exclusivamente on-line, abordando questões únicas relacionadas a essa modalidade de negócio.
É um contrato estabelecido entre o franqueador e um master franqueado para operar e desenvolver a franquia em uma região geográfica específica.
Nome dado a uma cláusula contratual que proíbe o franqueado de operar um negócio concorrente durante ou após a vigência do contrato de franquia.
Trata-se de um acordo legal que impede o franqueado de divulgar informações confidenciais sobre os processos de negócios e operações da franquia.
Em resumo, é um acordo que estabelece as condições e procedimentos para a não renovação do contrato de franquia após seu término.
Um acordo que concede ao franqueado o direito, mas não a obrigação, de comprar a unidade de franquia ou renovar o contrato ao final do prazo.
É um acordo que estabelece os termos e condições para a rescisão antecipada do contrato de franquia por parte do franqueado ou franqueador.
É um acordo pelo qual o master franqueado concede a terceiros o direito de subfranquear e, dessa maneira, expande a presença da franquia na região designada.
Considerado um acordo que permite a transferência de conhecimentos, tecnologias e processos específicos do franqueador para o franqueado.
É um contrato que estabelece os termos e condições entre o franqueador e o master franqueado. Em suma, ele determina os direitos e responsabilidades específicos relacionados à expansão da franquia em uma região específica.
Evento promovido pelo franqueador para que os franqueados compartilhem experiências, discutam estratégias e recebam atualizações sobre a franquia.
É uma abordagem de financiamento em que o franqueado potencial arrecada fundos de um grande número de investidores. Normalmente, por meio de plataformas on-line.
São estratégias e esforços empreendidos pelo franqueador para expandir a presença da franquia em novos mercados geográficos. Às vezes, são liderados por master franqueados.
Redução na força e distintividade da marca devido à proliferação excessiva de unidades ou, às vezes, da má gestão da qualidade.
Práticas de negócios que visam resolver problemas sociais, ambientais ou comunitários. Geralmente, elas estão incorporadas ao modelo de franquia para criar impactos positivos.
Refere-se à adoção de diferentes formatos de unidades (loja, quiosque, online) pela franquia para se adequar a diferentes mercados ou, então, atender a diferentes perfis de clientes.
É uma análise detalhada conduzida pelo franqueado potencial para avaliar a viabilidade financeira e operacional da abertura de uma franquia específica.
Nome dado a uma taxa paga pelo franqueado no momento de renovar o contrato de franquia logo após o término do período inicial.
É a pessoa ou empresa que adquire os direitos de operar uma unidade de negócio específica de uma franquia, seguindo os padrões e diretrizes estabelecidos pelo franqueador.
Trata-se da entidade ou do indivíduo que detém os direitos da marca e do modelo de negócio. Em resumo, ela (ou ele) concede licenças a terceiros para operar unidades sob sua bandeira.
É um modelo de negócio no qual o detentor dos direitos autoriza terceiros (franqueados) a operarem uma unidade de negócio com base em sua marca, métodos e suporte contínuo.
Refere-se a um segmento específico de franquias que se concentra na oferta de produtos alimentícios e bebidas, abrangendo desde restaurantes a serviços de entrega.
Modelo de franquia em que os produtos ou serviços têm uma rápida rotatividade, exigindo, assim, uma gestão eficiente de estoque e marketing dinâmico.
Quando ocorre uma parceria entre duas marcas diferentes para operar uma única unidade de franquia, aproveitando, assim, a força combinada de ambas as marcas.
Em resumo, é um modelo de franquia que visa oferecer conveniência máxima aos clientes, muitas vezes operando em locais estratégicos, com horários estendidos e uma variedade de produtos ou serviços.
É um modelo em que um negócio existente converte sua operação para uma franquia, aproveitando, assim, os benefícios do modelo de negócios já estabelecido.
Trata-se de um modelo em que a franquia expande suas operações para além das fronteiras nacionais, envolvendo, dessa maneira, franqueados em diferentes países.
É um modelo de franquia que oferece espaços de coworking para profissionais independentes e empresas, proporcionando, dessa maneira, um ambiente de trabalho compartilhado.
É um modelo de franquia em que os franqueados oferecem produtos ou serviços com descontos significativos, muitas vezes baseados em volume ou parcerias estratégicas.
Modelo de franquia focado na oferta de serviços educacionais contínuos, como cursos de treinamento, workshops ou tutoriais.
Um modelo de franquia especializado que atende a um segmento de mercado específico, explorando, assim, uma demanda única ou necessidade do consumidor.
Modelo de franquia que se concentra na produção de bens tangíveis, bem como manufatura de produtos ou criação de itens personalizados.
Trata-se de um modelo de negócio de franquia em que os clientes pagam periodicamente por serviços contínuos. Por exemplo: assinaturas, garantindo uma receita recorrente.
É um modelo de franquia que oferece serviços de consultoria em áreas específicas, tal como: negócios, finanças ou recursos humanos.
É um modelo de franquia que oferece serviços baseados em software, geralmente entregues pela internet. Por exemplo: soluções empresariais ou aplicativos.
Modelo de franquia em que o franqueado opera o negócio a partir de sua residência. Dessa forma, reduz custos de infraestrutura e permite flexibilidade no horário de trabalho.
É um modelo de franquia em que a unidade de negócios é móvel, como um veículo ou quiosque, permitindo flexibilidade na prestação de serviços ou venda de produtos em diferentes locais.
São franquia cujas operações e demanda por produtos ou serviços são fortemente influenciadas por sazonalidades, como festas de fim de ano ou estações específicas.
Trata-se de uma franquia que incorpora práticas sustentáveis e ecologicamente corretas em suas operações, bem como produtos ou serviços.
É um pool de recursos financeiros contribuídos pelos franqueados e gerenciado pelo franqueador para financiar iniciativas de marketing em nível regional ou nacional.
São práticas implementadas pelo franqueador para garantir que as unidades da franquia estejam em conformidade com todas as leis e regulamentações locais.
São práticas e políticas estabelecidas pelo franqueador para gerenciar a concessão de crédito aos franqueados, garantindo, assim, a estabilidade financeira da rede.
Refere-se ao conjunto de práticas e procedimentos estabelecidos pelo franqueador para lidar com situações de crise, bem como desastres naturais, pandemias ou problemas reputacionais.
São práticas adotadas pelo franqueador para ajudar os franqueados a aproveitar incentivos fiscais locais ou regionais que podem beneficiar as operações da franquia.
É o processo pelo qual o franqueador promove a inovação contínua em produtos, assim como serviços ou processos para manter a competitividade da franquia.
Nome dado às práticas e estratégias implementadas pelo franqueador para gerenciar eficientemente a cadeia de suprimentos, bem como a distribuição e logística das unidades da franquia.
Estratégias e práticas estabelecidas pelo franqueador para gerenciar programas de fidelidade. O intuito é incentivar a retenção e o retorno dos clientes.
Refere-se ao uso de plataformas de redes sociais internas pela franquia. Dessa forma, é possível facilitar a comunicação e a colaboração entre franqueadores, franqueados e equipe.
São práticas e políticas implementadas pelo franqueador para lidar de maneira eficaz e sustentável com resíduos sólidos gerados pelas operações da franquia.
Práticas e estratégias adotadas pelo franqueador para identificar, avaliar e, sobretudo, mitigar potenciais riscos que possam afetar o desempenho da franquia.
Refere-se à gestão eficaz do inventário, incluindo a identificação e o controle de diferentes itens ou produtos oferecidos pela franquia.
É o planejamento estratégico para a transição bem-sucedida de propriedade e gestão da franquia de uma geração para outra dentro de uma família.
São recompensas ou benefícios oferecidos pelo franqueador aos franqueados com base em metas de desempenho alcançadas, como aumento das vendas ou da satisfação dos clientes.
São ofertas financeiras fornecidas pelo franqueador para encorajar a entrada de novos franqueados. Por exemplo: descontos nas taxas de franquia ou no financiamento preferencial.
São estratégias criativas e novos métodos de promoção adotados pelo franqueador para se destacar no mercado e atrair a atenção dos consumidores.
Refere-se à introdução de novos produtos ou serviços pela franquia, visando manter a relevância no mercado e atender às demandas dos consumidores.
Em resumo, é a introdução e incorporação de novas tecnologias nas operações da franquia para melhorar a eficiência, experiência do cliente ou acompanhar as tendências do mercado.
É a fidelidade dos consumidores à marca da franquia. Em suma, ela é resultado da qualidade consistente, experiência positiva e reconhecimento da marca.
É um guia detalhado fornecido pelo franqueador que descreve os procedimentos operacionais padrão, bem como as políticas e as diretrizes que os franqueados devem seguir.
Em resumo, é um guia específico fornecido pelo franqueador para ajudar os franqueados a executarem campanhas de marketing direcionadas à comunidade local.
É um símbolo, nome ou logotipo associado à franquia e legalmente protegido. Sua função é, basicamente, conferir exclusividade ao franqueador sobre sua utilização.
São táticas de marketing não convencionais e de baixo custo empregadas pelo franqueador para criar impacto, além de gerar buzz em torno da marca.
Assim como em outras áreas, o marketing digital pode ser definido como estratégias de marketing on-line, incluindo publicidade na internet, SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais, usadas para promover a franquia.
Trata-se de um franqueado especial que obtém os direitos exclusivos para desenvolver e subfranquear em uma determinada região ou país. Em resumo, ele age como intermediário entre o franqueador e outros franqueados na área designada.
Nas franquias, refere-se ao uso de plataformas on-line para promover a marca da franquia, interagir com clientes e, além disso, aumentar a visibilidade digital.
Refere-se a um conjunto de recursos, materiais e suporte fornecido pelo franqueador para ajudar o franqueado a fazer uma inauguração bem-sucedida de uma nova unidade.
Plano estratégico desenvolvido pelo franqueador para garantir a continuidade do negócio, sobretudo em casos de aposentadoria ou saída do franqueado.
É o local físico onde a unidade de franquia opera. Por isso, é considerada uma decisão importante que pode influenciar significativamente o sucesso do negócio.
Sistema implementado pelo franqueador para recompensar a lealdade e o desempenho consistente dos franqueados ao longo do tempo.
Trata-se de um sistema incentivador implementado pelo franqueador para reconhecer e, além disso, recompensar o desempenho excepcional dos funcionários nas unidades de franquia.
São estimativas financeiras fornecidas pelo franqueador que oferecem uma visão geral das expectativas de desempenho, bem como resultados financeiros da franquia.
São medidas adotadas pelo franqueador para garantir que a marca seja protegida contra uso não autorizado ou diluição.
É uma garantia dada ao franqueado de que outros pontos de venda da mesma franquia não serão abertos em sua área designada, protegendo, assim, seu mercado local.
Nome dado ao processo pelo qual um contrato de franquia expirado pode ser estendido, sujeito a negociações e condições mutuamente acordadas.
Ocorre quando é feita a venda de uma franquia existente para um novo franqueado. Às vezes, ela está sujeita à aprovação do franqueador e à transferência de responsabilidades contratuais.
Em resumo, são práticas empresariais que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais, muitas vezes integradas à cultura da franquia.
Refere-se à renovação ou modernização de uma unidade de franquia existente para se alinhar com as últimas diretrizes da marca ou para melhorar a experiência do cliente.
São pagamentos regulares feitos pelo franqueado ao franqueador. Geralmente, correspondem a uma porcentagem das vendas, como compensação contínua pelos suportes e benefícios fornecidos.
É uma estrutura na qual a porcentagem de royalties aumenta conforme as vendas também aumentem ou com o passar do tempo, incentivando o crescimento do franqueado.
É um sistema estabelecido pelo franqueador para lidar com consultas, reclamações e feedback dos clientes. Para que, com isso, possa garantir padrões consistentes de atendimento.
Método em que o franqueador negocia e gerencia as compras em grande escala com a intenção de obter melhores condições e preços para os franqueados.
É um sistema implementado pelo franqueador para coletar, analisar e, além disso, responder aos comentários e sugestões dos clientes em todas as unidades.
Método em que o franqueador gerencia centralmente os sistemas de pagamento, incluindo também o processamento de transações e relatórios financeiros para todas as unidades.
Refere-se a uma abordagem de gestão que enfatiza a qualidade em todos os aspectos da operação da franquia. Além disso, busca a melhoria contínua em todos os processos.
Plataforma digital fornecida pelo franqueador para auxiliar os franqueados na gestão eficiente de operações, finanças e outras funções empresariais.
Uma assistência contínua oferecida pelo franqueador aos franqueados, abrangendo marketing, operações, treinamento e outras áreas-chave.
É uma taxa paga pelo franqueado para cobrir os custos associados ao desenvolvimento contínuo de software, bem como as atualizações e implementações tecnológicas.
Refere-se ao valor pago pelo franqueado ao franqueador como compensação pelo direito de “adotar” a marca e os processos operacionais da franquia.
Uma taxa paga pelo franqueado para financiar esforços de publicidade, bem como de marketing, em benefício da marca como um todo.
Uma taxa que pode ser aplicada quando um franqueado opta por mudar a localização de sua unidade de franquia, mas, muitas vezes, está sujeita à aprovação do franqueador.
Em resumo, é uma taxa paga pelo franqueado para cobrir o acesso e suporte aos sistemas tecnológicos, software e atualizações fornecidos pelo franqueador.
Taxa que pode ser aplicada quando um franqueado transfere a propriedade de sua unidade para outro indivíduo. Além disso, também inclui a transferência de contratos e obrigações.
Nome dado a uma área geográfica específica designada ao franqueado, garantindo exclusividade para operar a franquia dentro desse local.
É a movimentação de uma franquia, indo de um franqueado para outro. Às vezes, está sujeita à aprovação do franqueador e à conformidade com os termos contratuais.
Nome dado ao processo pelo qual o franqueador compartilha conhecimentos técnicos, bem como operacionais e comerciais essenciais com o franqueado para facilitar o sucesso da unidade.
Programas de formação oferecidos pelo franqueador para capacitar os franqueados na gestão eficaz da unidade, assim como atualizá-los sobre novos produtos, serviços ou práticas operacionais.
Uma unidade de franquia inicialmente estabelecida pelo franqueador para testar novos conceitos, bem como os processos ou produtos antes de sua implementação em toda a rede.
Agora que você já conhece os principais termos do glossário de franquias e seus respectivos significados, já pode colocar o aprendizado em prática. Até porque, o primeiro passo para uma carreira de sucesso você acabou de dar.
Mas se ainda tiver algum conceito que não apareceu no glossário, converse com quem realmente entende de franquias: a Mr Mix! Fale com a nossa equipe de atendimento no WhatsApp (19) 98231-6400 e tire todas as suas dúvidas.