Que o sorvete é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros não é novidade, principalmente nos dias quentes que predominam no país. Porém, uma dúvida recorrente é o que as sorveterias fazem no inverno, quando as temperaturas não estão elevadas? Será que dá para manter bons rendimentos?
Na verdade, assim como qualquer outro empreendimento de sucesso, as sorveterias precisam se reinventar quando surge algum “empecilho” que pode comprometer as vendas. No caso das lojas de sorvete, um dos maiores contratempos são os dias frios.
Naturalmente, algumas pessoas caem no mito de que “sorvete causa gripe” ou preferem refeições quentes para aquecer. Mas isso não quer dizer que é preciso fechar as sorveterias nessa época ou ficar esperando o faturamento cair drasticamente.
Seguindo as ideias certas e contando com o suporte adequado, dá para manter o negócio faturando, até mesmo nos dias mais frios do ano.
Quer saber como? Descubra com a gente neste artigo! Nós trouxemos algumas ideias que ilustram o que as sorveterias fazem no inverno e como atrair clientes para o estabelecimento quando as temperaturas estiverem baixas.
É natural que na estação mais fria do ano o consumo de sorvetes diminua em relação aos meses quentes. Porém, isso não quer dizer que as pessoas param de apreciar a sobremesa durante o inverno.
Normalmente, o consumo dos sorvetes tradicionais diminui, mas surgem outras alternativas que servem como “substitutas”. Sorvetes quentes, sobremesas quentes com sorvete, caldas quentes e combos acabam se tornando atrativos nos dias mais frios.
Portanto, se a sua ideia é investir em uma sorveteria ou em uma franquia de sorvetes, mas está receoso com a sazonalidade, saiba que é possível se reinventar e driblar a baixa procura da estação.
Quem não está por dentro do mercado pode pensar que as sorveterias precisam fechar as portas ou parar de vender sorvetes no inverno. Contudo, não é bem assim que funciona.
Existem diversas formas de se reinventar para manter a rentabilidade e nem precisa fazer um grande investimento para isso.
Na Mr. Mix, por exemplo, as vendas são boas o ano inteiro. Nossos franqueados, inclusive, ficam sempre satisfeitos por termos um cardápio diverso e inovarmos em qualquer época do ano, mantendo as vendas sempre em alta.
Durante o inverno, as sobremesas da Mr. Mix ganham destaque e se tornam opções bastante viáveis para quem prefere um doce com temperatura mais amena. Os destaques nas nossas lojas são o brownie e o petit gateau com sorvete e também o fondue. Todos eles são extremamente saborosos e costumam agradar os clientes.
Portanto, se você é uma das pessoas que se perguntam o que as sorveterias fazem no inverno, saiba que elas se reinventam e buscam estratégias para cativar os clientes durante o frio.
Atrair clientes para a sua sorveteria durante o inverno pode ser mais fácil do que você imagina, e nós vamos provar. Trouxemos 5 dicas para aumentar as suas vendas nos meses em que o clima frio for predominante. Confira a seguir!
Mesmo que não seja tão positivo para o seu negócio, o inverno é inevitável e todos os anos fará parte da sua rotina. Por isso, ao invés de lutar contra ele, a dica é usar estratégias que favoreçam o seu estabelecimento.
Pesquise o que as sorveterias fazem no inverno e busque referências para diversificar o seu cardápio. Assim como demos o exemplo da Mr. Mix, outras empresas também costumam acrescentar novas sobremesas para atender a demanda da época.
Uma dica importante é deixar claro para os clientes que aquele doce combina com o inverno e com os dias frios. Transforme o cardápio em convidativo e com um ar de “exclusividade” para a estação.
Quando o assunto é inverno, a proposta da sorveteria não é mais refrescar, e sim aquecer. Sendo assim, aposte em sobremesas quentes, ainda que o acompanhamento seja o sorvete.
Bolos, brownie, petit gateau, waffles, churros e outros doces costumam fazer sucesso por causarem a sensação de aconchego. Então, você só precisa incrementar com o seu sorvete e, quem sabe, complementar com uma calda quente para adicionar mais sabor.
Mas lembre-se que o foco são os sorvetes e seus derivados, então, dê a atenção devida a eles. A dica é tentar incluí-los nos pratos comercializados.
Naturalmente, a alma de toda a sorveteria são os sorvetes, mesmo que as temperaturas estejam baixas. No entanto, durante o inverno, é possível deixá-los em segundo plano e dar espaço, também, a outros produtos, pelo menos de modo temporário.
Crie campanhas específicas para a época, com novas ofertas e/ou novos sabores. A ideia é diversificar o cardápio e aumentar as vendas no frio, mesmo que você não queira tirar o foco do seu carro-chefe: os sorvetes.
Aproveite a sazonalidade para implantar ações promocionais ou trazer lançamentos exclusivos, despertando assim, um sentimento de exclusividade e urgência no consumidor, que terá um período limitado para aproveitar as novidades.
No inverno de 2023, a Mr. Mix lançou o Fondue como alternativa para aqueles consumidores que preferiam evitar opções geladas nessa época. A sobremesa reúne frutas frescas e é finalizado com uma ganache de chocolate quentinha. O sucesso foi tão grande que o produto acabou se tornando um item opcional do cardápio para o ano inteiro!
Talvez as pessoas não se sintam totalmente confortáveis em ir a sorveterias durante o inverno. Então, faça o processo inverso e vá até a casa dos seus clientes.
Uma boa alternativa para colocar a estratégia em prática é investir mais alto no delivery, seja por meio de aplicativos de entrega ou com entregadores próprios.
Venda a ideia de que o cliente pode curtir a sobremesa no conforto de casa, sem precisar se deslocar para buscá-la.
Caso você não tenha um serviço de entrega muito forte, amplie a divulgação e deixe os consumidores cientes de que nos dias menos quentes ele também pode ter acesso ao sorvete, mesmo sem ir até a loja.
Por fim, não finja que nada está acontecendo, pois isso pode causar a queda da rentabilidade da sua sorveteria. O inverno sempre vai existir e é você que precisa se adaptar a ele, não o contrário.
Por isso, antes mesmo da estação começar, prepare-se e programe-se para manter as vendas no mesmo patamar, assim como nós costumamos fazer para nós e nossos franqueados.
E se quiser saber mais estratégias para alavancar as suas vendas em qualquer época do ano, confira outros conteúdos no Blog da Mr. Mix e descubra todas as novidades dos mercados de sorvetes e milk shakes!