‘Quero empreender, mas não tenho ideias’: o que fazer?

'Quero empreender, mas não tenho ideias': o que fazer?

Se você é do time de pessoas que pensam “quero empreender, mas não tenho ideias para começar”, saiba que você não está sozinho! Na verdade, com tantas opções de negócio, não é fácil escolher apenas uma modalidade para investir.

Mas é claro que essa não é uma tarefa impossível. Seguindo os passos certos, você consegue escolher um negócio interessante, rentável e que tenha tudo a ver com o seu perfil.

Quer descobrir como? Então continue com a gente!

O que fazer quando quero empreender, mas não tenho ideias?

Em primeiro lugar, saiba que a falta de ideias para empreender é super normal no mundo dos negócios. E não é por falta de alternativa, pelo contrário! Há tantas oportunidades que fica até difícil decidir qual é a ideal para você, concorda?!

Além disso, nem todos negócios combinam com qualquer pessoa. Por exemplo, o setor de alimentação saudável tem crescido nos últimos anos. Mas será que todos que investirem na área terão sucesso? Provavelmente, não!

Para prosperar em um negócio, é preciso, no mínimo, se identificar com ele, buscar inovação, investir da maneira correta e fazer boas escolhas durante todo o processo.

Portanto, se você já pensou “Eu quero empreender, mas não tenho ideias”, nós trouxemos 3 dicas que vão te ajudar na escolha. Confira a seguir!

Quero empreender

1. Identifique suas habilidades

Se você não está conseguindo pensar em ideias para empreender, talvez seja o momento certo para “recalcular a rota”. Uma boa maneira de fazer isso é pensar nas coisas com as quais você se identifica e que tem habilidades para fazer.

Quem gosta de costurar, por exemplo, pode montar um ateliê. Já quem é especialista em algum assunto específico pode prestar consultoria. E quem sempre recebe elogios pelas comidas pode investir em um restaurante.

Ou seja, comece a pensar em alternativas que você tenha afinidade antes de pensar em outros aspectos, como a lucratividade.

2. Estude o mercado local

Outra dica interessante para quem quer empreender, mas está sem ideias é fazer uma análise do mercado local. Assim, é possível identificar oportunidades que, talvez, você nunca tenha pensado.

Para isso, busque por necessidades não atendidas, por problemas que podem ser resolvidos, por reclamações constantes, etc. São fatores como esse que podem gerar uma grande ideia para você transformar em negócio.

Faltam ônibus para os estudantes? Invista em transporte escolar. O serviço de entrega é escasso? Aposte no delivery. Muitas famílias têm animais de estimação? Ofereça serviços para pet.

Enfim, para cada necessidade, encontre uma oportunidade.

3. Fique de olho nas tendências

Conhecer as tendências atuais, certamente, é uma boa forma de se guiar. Até porque, dessa forma, será bem mais simples atrair o público. Claro que algumas delas são passageiras, mas outras são apenas a porta de entrada para uma oportunidade bem maior.

Ficar de olho nas novas formas de consumo e buscar por novas tecnologias, por exemplo, pode ser o que você precisa para dar o primeiro passo rumo ao seu negócio de sucesso.

E lembre-se: ainda que a ideia não pareça viável, não a descarte. Ela pode ser prontamente adaptada para a sua realidade.

Negócios para quem quer empreender, mas não tem ideias

Se mesmo depois de seguir as dicas que citamos acima, você ainda não conseguir escolher o empreendimento ideal para você, calma! Ainda dá tempo de ter uma ideia incrível hoje mesmo.

Para te ajudar, nós separamos os tipos de negócios que fazem bastante sucesso e, provavelmente, serão boas oportunidades para você investir. Confira com a gente!

Prestação de serviço

Com certeza, há alguma coisa na qual você é muito bom. Portanto, uma boa ideia é prestar algum serviço como freelancer ou autônomo. Assim, à medida que for dando certo, o negócio vai se estruturando e crescendo.

Dá para prestar serviços de escrita, de limpeza, de jardinagem, de consultoria, de delivery, de beleza e tantos outros. O que não faltam são serviços para serem prestados e pessoas dispostas a pagar, desde que sejam bem executados.

E-commerce

De acordo com dados publicados pelo site E-commerce Brasil, em 2023 foram vendidos mais de R$ 185,7 bilhões em produtos em lojas on-line. Ou seja, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

Isso mostra que, cada vez mais, as pessoas estão optando por e-commerces, ao invés de comprar em lojas físicas.

Em outras palavras, é a oportunidade ideal para muitas pessoa, além de vir com diversos benefícios, como: não precisa ter um espaço físico, o alcance é bem maior e as chances de sucesso são enormes.

Produção artesanal

Trabalhos manuais e artesanais são a sua praia? Invista nisso! Pode até ser um hobbie em algumas ocasiões, mas também não deixa de ser uma forma de ganhar dinheiro.

E nem pense que precisa ser um negócio simples e pequeno. Desde que você tenha talento e disposição, dá para ir muito longe com produções artesanais.

Joias, roupas, acessórios, decorações e artes costumam fazer bastante sucesso entre todas as classes sociais, principalmente quando têm diferenciais que se destacam entre os demais.

Franquias

Enfim, não podemos deixar de citar um negócio que costuma dar muito certo em todos os setores: as franquias. Isso porque trata-se de um modelo já testado, comprovado e que oferece suporte contínuo.

Ou seja, você não estará sozinho, e isso é muito bom para quem está começando. É como aprender com alguém que sabe exatamente o que vai ou não dar certo.

E o melhor de tudo é que existem boas alternativas nos mais diversos setores e com preços bem diversificados. Então, tem opções para todo mundo! Disso a gente entende, pois a Mr Mix está no mercado de franquias há quase duas décadas e já teve muitos franqueados iniciantes, que ainda não tinham se encontrado no mercado.

O caminho, como eles mesmo dizem, foi bem mais simples, já que puderam contar com apoio especializado em todas decisões. Além disso, nada melhor do que entrar em um time que está ganhando não é mesmo?!

Cadastre-se agora no nosso site e receba as melhores ideias de negócios para quem ainda não sabe onde empreender!