Todos os anos, algumas franquias de destaque recebem o Selo de Excelência em Franchising – também conhecido como Selo ABF –, da Associação Brasileira de Franchising. Talvez você até conheça alguma marca que já recebeu a chancela, mas você sabe como a avaliação funciona?
Para garantir a credibilidade do selo, todas as franquias chanceladas passam por avaliação feita pelos próprios franqueados. Ou seja, quem dá as notas são pessoas que acompanham, de perto, o desempenho da marca.
Mas o que é avaliado? Como são dadas as notas? Quem pode receber? É o que nós vamos te explicar! Descubra a seguir todos os detalhes sobre a entrega do selo.
O Selo ABF, chamado oficialmente de Selo de Excelência em Franchising, é uma chancela fornecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o intuito de comprovar e regulamentar a excelência das franquias que atuam no Brasil.
A premiação ocorre anualmente e chancela todas as marcas que atingem o nível de satisfação esperado por parte dos franqueados. Em 2024, das mais de 3.000 franquias associadas à ABF, somente 230 receberam o Selo de Excelência.
E embora seja uma ótima maneira de demonstrar reconhecimento, o selo também contribui para que as marcas possam avaliar o próprio desempenho, investir em inovação e fortalecer o relacionamento com os franqueados.
Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é o Selo de Excelência da ABF. Isso porque muitas pessoas não sabem quais são os critérios que determinam se uma franquia receberá ou não a chancela.
A seguir, nós separamos os três principais pontos presentes na avaliação das franquias que recebem o Selo ABF. Confira abaixo!
Todas as marcas que concorrem à chancela são divididas em quatro grupos diferentes. Por sua vez, eles obedecem a três critérios: tempo como franqueador, número de franqueados e número de unidades franqueadas. Enfim, são separadas da seguinte forma:
– Pleno: marcas que têm até 5 franqueados, 10 unidades franqueadoras e 2 anos como franqueadora;
– Sênior: têm até 15 franqueados, 30 unidades franqueadoras e 5 anos como franqueadora;
– Master: até 30 franqueados, 60 unidades franqueadoras e 10 anos como franqueadora;
– Mega: marcas que têm até 100 franqueados, 200 unidades franqueadoras e 15 anos como franqueadora.
Em 2024, 23 marcas se encaixaram na categoria “Mega”, 58 na “Master”, 90 marcas na “Sênior” e 59 na “Pleno”.
Depois que a franquia demonstra interesse em participar da avaliação, todos os franqueados recebem algumas perguntas por e-mail, atribuindo notas de 0 a 100 às franqueadoras.
Divididas em blocos, as perguntas feitas englobam, em resumo, quatro performances:
– Global: relacionadas à satisfação geral do franqueado em relação à franquia;
– Econômica: para avaliar a satisfação em relação à marca e à rentabilidade;
– Operacional: mede a satisfação relacionada ao suporte operacional da franquia;
– De relacionamento: avalia a satisfação em relação ao relacionamento da marca com o franqueado.
Como dissemos, os franqueados dão nota de 0 a 100 em cada uma das perguntas. Portanto, pode ser que alguma marca não atinja o nível de satisfação necessário para ser chancelada.
De acordo com a ABF, para receber o Selo de Excelência em Franchising, as marcas precisam atingir uma nota superior ou igual à 75,0, que, atualmente, é a nota de corte.
Talvez você não saiba, mas a Mr Mix é a única franquia do segmento de docerias e sorveterias a receber 13 selos consecutivos de Excelência em Franchising. Ou seja, mesmo com tantos critérios sendo avaliados, a marca ainda consegue atingir uma nota mais do que satisfatória para ser chancelada desde 2011.
Na verdade, mais do que satisfatórias, a Mr Mix costuma receber pontuações excelentes em todos os blocos de perguntas, superando a nota de corte em todas elas.
Em resumo, depois que os resultados de todos os franqueados foram coletados, alguns dos pontos de destaque em 2024 foram:
– 100% dos franqueados indicam a Mr Mix para quem está buscando um novo negócio;
– 97,3% abririam uma unidade da nossa franquia novamente;
– 94,5% deles estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a forma que a Mr Mix busca novas soluções;
– 83,8% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a franqueadora;
– 72,9% dos franqueados estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a rentabilidade do negócio;
– 50% obteve o retorno sobre o investimento antes do prazo estabelecido.
Ou seja, sabemos que com tantas opiniões positivas, fica difícil não querer fazer parte da família Mr Mix, não é mesmo? E você pode! Afinal, ao participar de uma franquia que já tem anos de know-how e reconhecimento de mercado, o sucesso é garantido!
Quer saber mais sobre os nossos modelos de franquia? Então, cadastre-se no nosso site, tire todas as suas dúvidas e receba uma apresentação completa sobre a franqueadora de sorvetes e milk shakes que mais tem resultados positivos.