Você sabia que existem, aproximadamente, 2 milhões de celíacos no Brasil? Essa é a estimativa da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Por isso, o consumo de sorvete sem glúten tende a aumentar nos próximos anos por quem não abre mão de comer sobremesa sem afetar a saúde.
A previsão da Mordor Intelligence é prova disso! De acordo com o estudo, o mercado global de sobremesas e sorvete sem glúten deve registrar uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 6,2% até 2029.
E embora nem todas as sorveterias invistam na novidade, algumas marcas, como a Mr Mix, já trabalham com um cardápio exclusivo e saboroso, sem a presença da proteína considerada a “vilã” de muitos intolerantes.
Então, vem descobrir como é feito o sorvete sem glúten, quais são as melhores opções do mercado e se vale a pena incluir a opção no cardápio das sorveterias!
Em resumo, a doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ou seja, pessoas celíacas precisam manter uma dieta livre do ingrediente, inclusive em doces e sobremesas, por toda a vida.
Contudo, a boa notícia é que sim, existem sorvetes para celíacos e eles são 100% livres de glúten. No entanto, nem todas as marcas oferecem essa opção.
Para ser considerado “sem glúten”, o sorvete não pode ter nenhum ingrediente com a proteína. Em alguns casos, também deve ser evitado o uso de equipamentos (ou utensílios) que causem contaminação cruzada.
Em regra, itens como biscoitos, caldas, granulados, confeitos, aromatizantes artificiais, casquinhas e corantes, por exemplo, podem conter glúten. Então, não deve haver nenhum resquício deles em um sorvete para celíacos.
Talvez quem empreende no ramo de sorveterias esteja se perguntando se realmente vale a pena incluir sorvete sem glúten no cardápio. E, de acordo com as tendências do setor, a resposta é sim!
Da mesma forma que existe demanda para sorvetes sem açúcar e para intolerantes à lactose, por exemplo, também há quem siga a dieta celíaca à risca, no entanto, ama uma sobremesa gelada para se refrescar.
É uma excelente oportunidade de negócio e, além disso, esse tipo de produto torna o estabelecimento mais inclusivo e demonstra preocupação com o público que tem algum tipo de restrição.
Contudo, para os empreendedores que ainda estão na dúvida, separamos 4 motivos convincentes de que investir em sorvete sem glúten é uma boa escolha!
Estabelecimentos inclusivos e que atendem a diferentes necessidades tendem a ter um fluxo maior de pessoas, já que os familiares e amigos dos intolerantes também acabam frequentando esses locais.
Sendo assim, incluir sorvetes para celíacos no cardápio é uma forma eficaz de aumentar o público-alvo, trazendo novas pessoas para conhecer os produtos e, quem sabe, se tornar cliente fiel.
No Brasil, há mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e de gelatos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). Portanto, em meio a tantos concorrentes, ter um bom diferencial é a chave para se destacar.
Além disso, é uma das melhores formas de fortalecer a marca e posicioná-la no mercado como referência em inovação, exclusividade e alta qualidade.
Todos os anos surgem novas tendências para o setor de sorvetes, portanto, para mostrar que está acompanhando as mudanças, as marcas precisam colocá-las em prática (se fizer sentido para o negócio). Afinal, quem não se atualiza acaba ficando para trás.
Sendo assim, ao considerar o aumento de celíacos no Brasil e da busca por produtos sem glúten, investir em opções que atenda a esse público é a chance de se dedicar à expectativa do público-alvo e se mostrar como uma marca moderna e atualizada.
Um dos principais desafios de comercializar sorvete sem glúten é a produção, já que o processo precisa ser rigoroso. No entanto, atualmente, existem marcas que produzem e fornecem os produtos para revenda ou no sistema de franquias.
A Mr Mix é uma das franqueadoras que produz sorvete sem glúten, com receitas exclusivas e igualmente saborosas. Há quase 80 produtos disponíveis para que pessoas com doença celíaca possam se deliciar sem riscos.
Em outras palavras, para empreendedores é uma forma de reduzir os custos operacionais e garantir os padrões de segurança e a alta qualidade que uma marca já reconhecida no mercado tem.
É comum pensar que, por não conter glúten, os sorvetes para celíacos sejam menos saborosos ou contenham ingredientes que afetem o sabor. No entanto, a verdade é que são extremamente deliciosos, sem componentes que interfiram negativamente na receita.
Em resumo, eles costumam ser feitos com ingredientes selecionados e frescos, saborizados naturalmente (com frutas, polpas, sucos naturais, extratos…) e com o mínimo possível de produtos artificiais.
Reconhecida como uma marca inovadora e atenta às tendências, a Mr Mix conta com quase 80 produtos sem glúten, em todas as linhas de sorvete. Quer descobrir quais são? Então, confira a seguir!
Todos os sabores de Açaí da Mr. Mix são glúten free. Desde a versão tradicional, aos trufados e também os zero açúcar.
Sendo assim, podemos dizer que a Mr Mix tem o melhor para os dois mundos: uma gama enorme de sabores para celíacos e oportunidades de venda incríveis para quem quer empreender no ramo de sorvetes.
Portanto, se você tem a doença celíaca e só pode consumir sorvete sem glúten, vá até a unidade Mr Mix mais perto de você e experimente opções incríveis.
Mas se você quer investir no setor de sorvetes, cadastre-se no nosso site e conheça uma marca experiente, inovadora e consolidada no mercado!