Vender sorvete: melhores estratégias para empreender com franquia

Vender sorvete: melhores estratégias para empreender com franquia

Não é novidade que o mercado de sorvetes é extremamente aquecido no Brasil. Por isso, é muito comum que os empreendedores queiram vender sorvete para entrar no setor e participar do crescimento que ocorre ano após ano.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), atualmente, no Brasil, há mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos. Além disso, o faturamento ultrapassa os R$14 bilhões por ano.

Um dos principais motivos é que, embora este número já tenha sido maior – como em 2019, que chegou a 5,27 litros –, em 2022 o consumo de sorvete per capita era de 4,99 litros. Ou seja, os brasileiros são grandes consumidores da sobremesa gelada.

Dito isso, não precisa nem afirmar que esse mercado é um dos que merecem o seu investimento, não é mesmo? Portanto, se você está pensando em vender sorvete, que tal empreender com uma franquia?

Nós selecionamos as melhores estratégias para quem quer mandar bem no ramo!

6 estratégias para empreender com uma franquia de sorvetes

Por si só, vender sorvete já é um bom negócio. Porém, quando aliamos esse tipo de empreendimento com o sistema de franchising, a combinação fica ainda melhor. O motivo é simples: há mais reconhecimento, menos riscos, excelente margem de lucro e suporte contínuo de quem tem experiência no ramo.

Mas para dar certo, é preciso ir além e apostar em estratégias que são capazes de fazer a sua empresa decolar. Quer saber quais são elas? Confira a seguir!

1. Faça a análise do mercado

Se engana quem pensa que vender sorvete é apenas escolher os tipos e sabores. O mercado é extramemente amplo e, por isso, precisa ser estudado com cautela no momento em que você decide abrir um negócio no ramo.

O ideal é fazer uma análise do mercado para ter acesso a informações importantes sobre o público-alvo, os principais concorrentes, o consumo de sorvetes na região, as tendências do setor, etc.

A verdade é que decisões assertivas precisam ser baseadas em dados, pois eles são cruciais na elaboração das expectativas e objetivos do seu negócio. Certamente, uma franqueadora experiente pode te auxiliar na coleta de dados, mas é sempre importante ter acesso a essas informações antes de escolher a empresa.

2. Tenha cautela na escolha da marca

Empreender no setor de franquias é bastante vantajoso, porém, para isso, é essencial escolher uma marca que realmente seja reconhecida como uma boa franqueadora. Isso faz toda a diferença desde os passos iniciais até a expansão do seu negócio.

Um exemplo que ilustra bem isso é a multifranqueada de sucesso da Mr Mix, Andrea Fonseca. Ela abriu sua primeira unidade em 2014 e, graças a todo o suporte que recebeu da franqueadora desde o início da operação, hoje conta com 6 franquias de milk shakes na região Metropolitana de Recife (PE).

Portanto, tenha cautela ao definir a franqueadora, pois, além do seu esforço, ela também será determinante para o seu sucesso, sobretudo a longo prazo. Somente uma marca que oferece treinamento, suporte contínuo, inovação e produtos/serviços de qualidade continua crescendo e se destacando ao longo dos anos.

3. A localização faz toda a diferença

Pode parecer que não, mas a localidade em que a loja será instalada é extremamente importante. Portanto, essa decisão precisa ser tomada de forma estratégica.

Normalmente, as franqueadoras têm muita experiência na escolha dos lugares adequados. Por isso, reforçamos que você precisa fazer uma boa escolha da marca para ter 100% de suporte na fase de implantação da sua franquia.

Retomando o exemplo da multifranqueada Mr Mix, Andrea Fonseca também teve todo o suporte quando decidiu ampliar o seu negócio, ao tomar uma decisão bem assertiva.

Primeiramente, Andrea conta que na cidade de Camaragibe, onde abriu sua primeira unidade, não havia nada parecido com a Mr Mix. Então, junto à equipe de implantação, escolheu o ponto ideal e fez o primeiro “gol”.

Pouco tempo depois, um shopping foi inaugurado no município e, ao invés de ter medo da concorrência, ela pensou mais alto: “Eu sabia que o público da rua ia frequentar aqui e eu não podia perder meu movimento”, disse.

Em outras palavras, para dar certo, é preciso estar onde o seu público-alvo também está.

Vender sorvete: melhores estratégias para empreender com franquia

4. Opte por um cardápio diverso

Se engana quem pensa que em sorveterias só é possível vender sorvete. Muito pelo contrário! Dá para aproveitar a dinâmica desse modelo de negócio e deixar o cardápio ainda mais diverso.

No cardápio das franquias de sorvete da Mr Mix, por exemplo, além de conter quase 40 sabores de sorvete de massa, os clientes também encontram açaí, paletas, picolés e outras variações da sobremesa.

Sem falar nas campanhas especiais feitas com novos produtos por tempo limitado. Portanto, não limite o seu cardápio e aprenda a lucrar ainda mais.

5. Considere “inovação” uma palavra-chave

Certamente, você já ouviu a palavra “inovação” muitas vezes, principalmente no mundo dos negócios. E não é à toa! O mundo muda o tempo todo, e quem não está por dentro das tendências e não entrega novidades, fica para trás. Ela é crucial para o sucesso de qualquer empresa.

Inovação é importante para fidelizar clientes, agregar valor à marca, atender às demandas do mercado e aumentar a competitividade. Portanto, faça parte de uma franquia que tenha a inovação como um dos principais objetivos.

6. Busque melhorias contínuas

Enfim, nunca pare de buscar melhorias para o seu negócio, pois essa é a melhor estratégia para empreender com maestria, se destacar e vender sorvetes como ninguém.

Há pessoas que alegam que a tomada de decisões no setor de franquias é limitada e, de fato, é necessário seguir regras e padrões determinados. No entanto, isso não quer dizer que a sua unidade não possa ser a melhor que ela pode, entregando toda a qualidade e o atendimento que os clientes merecem.

Vender sorvete ou empreender com franquia?

Como deu para perceber, é possível unir as duas coisas e obter um grande sucesso. Por isso, ao invés de escolher entre elas, invista em uma franquia de sorvetes e trabalhe para que dê certo.

No Brasil, existem algumas marcas que trabalham com esse modelo de negócio, sendo a Mr Mix uma das principais. Com quase 20 anos de história, além de ser a única do segmento com 13 selos de excelência em franchising, se destaca no quesito inovação e surpreende no sabor.

Quer saber mais sobre as franquias Mr Mix e entrar em um mercado que tem tudo para dar certo? Consulte os nossos modelos de negócio e descubra como se tornar um empreendedor de destaque no ramo dos sorvetes!